11 janeiro, 2009

Espantos #160

Relógios que trabalham sem corda e sem pilha.

Então é assim. Tenho um relógio novo. Não o comprei, foi-me oferecido.  Não pela minha irmã desta vez, mas pela swatch que me enviou um relógio surpresa na compra de um outro que me foi oferecido no verão. Este novo relógio, que só vi agora quando fui a Portugal pelas festas, parece normal e igual aos outros. Até é engraçado. Usei-o logo lá em certo dia (acertei-o, pu-lo a trabalhar e pus no pulso) e só nesse dia. Trouxe-o comigo e hoje quando o fui usar outra vez reparei que estava parado... maaaau, com a sorte que tenho com relógios pensei que já o tinha estragado por qualquer razão não aparente.

Peguei nele, acertei-o novamente coloquei a carrapeta para dentro e o ponteiro dos segundos começou a rodar. Não pode ser da pilha porque o relógio é novo. De qualquer forma virei o relógio para ver o tipo de pilha. Procurei, procurei, mas pilha nada. Não devo estar a ver bem. Há uma estrutura de meio círculo que anda à volta e oculta o mecanismo do relógio por trás.


Rodo, rodo mais uma vez e vejo que a pilha não está ocultada... simplesmente não está lá! Mas como pode ser isto... sem corda e sem pilha como é que o relógio funciona? E parece estar a funcionar depois de eu o ter acertado e de andar a rodá-lo à procura da pilha. Por isso ponho-o no pulso e sigo caminho. Chegada ao gabinete ligo o computador e procuro no google "batteryless watches"... e então fez-se luz.  

A techonolgia é relativamente recente, mas os relógios funcionam mesmo sem pilha. A energia para o funcionamento vem directamente do movimento do braço do utente. Há um peso circular que mexe com os movimentos da pessoa. A energia desse peso é acumulada e faz andar o mecanismo do relógio. Quando se tira do pulso, e quando a energia acumulada acaba, o relógio pára.

Espertinhos!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Relógios sem pilhas... isto é que é inovação tecnológica...
Pelos vistos, até as pilhas têm os dias contados... resta-lhes o pilhão... deve ser fruto da crise económica que actualmente se vive:)

SP