21 janeiro, 2009

Parece que estou a ouvir #75

Entre Fevereiro e Maio, Mariza vai estar em digressão pela América do Norte. A excitação de ver um(a) artista nacional actuar no estrangeiro é sempre enorme e assim que foi anunciado que Mariza estaria por cá (e por todo o lado, com 46 concertos num tão curto espaço de tempo!) recebi de imediato um email de uma amiga que freneticamente escreveu

"se puderem nao percam! It's worth every penny!"

Eu concordo. Canta bem. É uma música com mensagem e passado. É o que se quer! No entanto, resisti em comprar bilhetes imediatamente. Apesar de gostar de Mariza, sempre que oiço fado tenho a Amália no pensamento e qualquer outra actuação sabe sempre a pouco... Amália arrepia. Foi ao falar com um amigo Italiano (que não sabe quem é a Mariza, nem a Amália, nem nunca ouviu fado) que me decidi a seguir o primeiro impulso. Ao que parece, ele ficou bastante bem impressionado com o que descrevi acerca do fado, com os poucos registos que ouviu de Amália e Mariza directamente do meu itunes, e com aquilo que viu online sobre a Mariza. Ficou tão entusiasmado que mesmo antes de eu sugerir disse que queria ir ao concerto e que deviamos comprar os bilhetes imediatamente para que não esgotassem. Eu fiquei naquela do

"por aqui não esgota... não há Portugueses! Certamente esgotará em Massachusetts, Nova Iorque, Toronto ou Vancouver."

Mas ele não quis arriscar e disse que há muita gente que nunca ouviu falar dela ou de fado, mas que gosta de ouvir boa música e especialmente talento. Que se as pessoas fizessem um google, um youtube, ou um wikipedia na Mariza, ficariam curiosas e iriam comprar os bilhetes num ápice... então aqui na cidade da música! Que em Itália não há música de tamanha qualidade e com tanta tradição, para além da ópera, claro. Lá comprei os bilhetes e a ver vamos. Esperemos por 9 de Março!

Entretanto calhou em conversa com outra pessoa (desta vez do Canadá) mencionar que uma artista portuguesa viria cá a 9 de Março. Quis saber mais. Desta vez dei uma breve descrição e disse que lhe enviaria uns links para ver se ele estaria interessado no estilo de música em causa. Se não gostar no youtube, provavelmente não irá gostar ao vivo pelo que escusa de gastar dinheiro.

Encontrei dois registos de Lisboa não sejas Francesa, separados por pouco menos de 40 anos: Amália em 1969 e Mariza em 2008. Gostei das duas excelentes interpretações. Para não o induzir em erro disse-lhe que um fado não é, em geral, uma canção tão alegre como soa naqueles videos, pelo que este registo estava bem mais perto do que se poderia esperar em concerto.

O que acho fenomenal nestes e noutros fados vai para além do desempenho vocal e instrumental, mas prende-se com os poemas que tanto têm para dizer... precioso detalhe que se perde em Italianos ou Canadianos.
_________________

Lisboa não sejas francesa

Letra e Música: José Galhardo e Raul Ferrão

Não namores os franceses
Menina, Lisboa,
Portugal é meigo às vezes
Mas certas coisas não perdoa
Vê-te bem no espelho
Desse honrado velho
Que o seu belo exemplo atrai
Vai, segue o seu leal conselho
Não dês desgostos ao teu pai

Lisboa não sejas francesa
Com toda a certeza
Não vais ser feliz
Lisboa, que ideia daninha
Vaidosa, alfacinha,
Casar com Paris
Lisboa, tens cá namorados
Que dizem, coitados,
Com as almas na voz
Lisboa, não sejas francesa
Tu és portuguesa
Tu és só p'ra nós

Tens amor às lindas fardas
Menina, Lisboa,
Vê lá bem p'ra quem te guardas
Donzela sem recato, enjoa
Tens aí tenentes,
Bravos e valentes,
Nados e criados cá,
Vá, tenha modos mais decentes
Menina caprichosa e má!

Lisboa não sejas francesa (...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Vale mesmo a pena ver e ouvir a Mariza que, por momentos, até faz lembrar a voz inesquecível da eterna Amália, portanto, enjoy the show :)

SP