18 março, 2009

Walk the green line...


Tradições são tradições. Em dia de São Martinho, diz o ditado, vai-se à adega e prova-se o vinho. Em Junho por alturas dos santos populares comem-se sardinhas, mas cada santo tem a sua tradição: no dia do António marcha-se, no do João martela-se e no do Pedro gostava de saber, mas não sei, se calhar apanha-se um bailarico em qualquer pequeno largo dessas ruas estreitas.

O São Patrício é para mim uma tradição recente. Tem a ver com a "herança" irlandesa dos Estados Unidos. Os americanos saem à rua vestidos de verde (alguns excentricamente... é assim um carnaval verde) para desfiles em memória do santo, bebem cerveja, dançam e divertem-se. Tudo precedido de um mês (mais concretamente desde 14 de Fevereiro) de autêntico furor verde, particularmente visível nos supermercados onde tudo o que não é naturalmente verde o fica artificialmente.

Certas cidades têm tradição mais forte. Boston, fundada por irlandeses (lembram-se da Tessie?), vive o São Patrício ao rubro. Mesmo com frio as pessoas saem à rua para a diversão.

Ontem esteve um lindo dia de primavera em Nashville. Tão lindo que saí pelas 5 e fui a mais uma corrida curta (mas desta vez sem parar) e depois deu-me uma vontade de fazer aquilo qe nunca fiz: celebrar o dia de São Patrício como é dado, que é como quem diz, como deve de ser! Ora, eu de verde já discretamente estava, mas achei que São Patrício merecia que eu fosse ouvir música ao vivo, qualquer que ela fosse.

Há bares irlandeses (menos que em Boston onde é a cada esquina) com música ao vivo, mas era esperado que esses estivessem apinhados, pelo que decidimos experimentar o honky-tonk... não é fácil de explicar. Não é bluegrass e não é country clássico. Para complicar ainda mais, não tem um padrão bem definido. Passámos por vários bares e acabámos or ficar mais tempo no Robert's Western World onde a banda tinha só três músicos: duas mulheres uma na bateria outra no contrabaixo e um homem na guitarra e voz. O bar em si era uma experiência: botas de cowboy pelas paredes juntamente com muitas notas de dolar assinadas e assim, só visto :) O som era estilo Johnny Cash no filme Walk the Line... muito muito bom!

A banda cantou por mais de 3 horas e não havia sinais de paragem pela meia noite e meia quando saímos. O pessoal animado dançava que se desunhava! É caso para dizer I walked the green line on Saint Patrick's day!