11 março, 2009

Caprichos #90



Apeteceu-me...

O dia foi longo, a produtividade não foi por aí além, as notícias de Portugal não foram as melhores. Ao regressar a casa por volta das 7pm, no caminho habitual que leva cerca de 20 minutos em andar calmo, passei por 4 ou 5 joggers e pensei que estava a temperatura perfeita para uma corrida ao ar livre. Ora quem me conhece sabe que correr não é comigo... correr a bom correr, por exemplo 100m para apanhar o autocarro, deixa-me com os "bofes pela boca" por isso tenho por lema que correr 10 segundos não posso, mas andar um dia inteiro gostaria... e muito!

Lembro-me que no último semestre em Boston tentei a corrida, nunca em estrada, mas na pista coberta das fabulosas instalações desportivas da universidade, de tartan, plana e sem sobressaltos. Dizia-me uma amiga que correr em estrada cansava muito mais que em pista, mas eu não estava preparada para essa fase e muito lentamente passito atrás de passito lá progredia à volta da pista umas quantas voltas, só parando depois de 20 minutos ou assim quando já sentia a cara quente e a circulação nas orelhas. Uma vez fui com o D que tinha outra estratégia: correr depressa umas 2 ou 3 voltas, andar uma volta para descansar e repetir a dose umas quantas vezes. Ao ver a minha lentissima velocidade só disse "pôxa C, você não corre, você saltita!" E lá ía eu a saltitar à volta da pista umas duas vezes por semana.  Ao princípio custou: dois dias a seguir à primeira sessão de saltitação doíam-me os músculos todos e descer escadas era particularmente difícil. Mas da segunda vez já só me senti assim durante meio dia e da terceira já nada... tinha entrado em forma, certamente pouco apurada, mas em forma. Com o terminar da dissertação e os afazeres da mudança deixei-me de saltitações.

Mas hoje ao cair da noite em Nashville o céu estava limpo de nuvens e polvilhado de estrelas, a temperatura era de 25 graus centígrados e soprava uma leve brisa do sul. Pensei que seria uma pena não aproveitar... até porque nos próximos dias irá chover e as temperaturas máximas vão variar entre os 9 e os 12 graus. Apeteceu-me mesmo correr! Ora nem digas outra... depois de passar pelo supermercado, cheguei a casa, pousei as compras, vesti o fato de ginásio, peguei no ipod que coloquei em random e prendi na alsa da camisola, peguei nas chaves, saí e fechei a porta. O percurso foi pequeno... diz o google maps que são 1.4 milhas ou seja 2.25 quilómetros, mas para mim chega... 10 minutos em terreno primeiro ligeiramente a descer e depois ligeiramente a subir (antes fora ao contrário, mas moro num alto... fazer o quê?) já deu para cansar... os últimos 300 metros foram a pé. Mas soube bem saltitar pelo percurso!

Cheguei a casa e depois de um duche rápido fui cozinhar. Liguei o computador e coloquei a mesma lista musical que estava no ipod, desta vez no itunes com o volume no máximo. Lá ía cortando os ingredientes para o refogado, ao mesmo tempo que cantava em alto e bom som:

... e as forças que me empurram 
e os murros que me esmurram, 
só me farão lutaaaaaaaar 
à miiiiiiiiinha maneiraaaaaa
à miiinhaaa maneira!

... la luna me esta mirando 
yoooo no se lo que me veeee
yo tengo la ropa limpia
yo tengo la ropa liiiimpia
ayer tarde la laveeee
ayer tarde la lave
luuuuna luna luna luna llena
menguante
luuuuna luna luna luna lleeeena
menguaaaaanteeeeee
luna lleeeena
ponga-te

... how does it feeeel
how does it feeeel
to be on your own
with no direction hoooome
like a complete unknooooown
like a rolling stoooone?

... it's not over toniiiiiiiight
just give me one more chance to make it right
i may not make it through the night
i won't go home without yoooooou

... saiu decidida para a rua 
com a carteeeira castanha 
e o saia casaco escuuuuuroooooo
tantos anos tantas noooites
sem sequer uma loucuuuuuraaaaa

e por aí fora... estão a ver a ideia? Vamos lá ver quem é que se mexe depois de amanhã!

1 comentário:

Anónimo disse...

Faz muito bem correr, sim senhora... de vez em quando...

Espero que as dores nas pernitas já tenham passado:)

No meu caso, quando vou à natação, no Sábado, só estou recuperada a partir de 4ªF: doem-me as pernas, os braços, as costas... enfim, tudo e mais alguma coisa... mas o que é certo é que quando não vou, parece que me faz falta algo...

Continuação de boas corridas :)

SP