27 março, 2009

Numa sala perto de mim #94

Two Lovers (2008) não é um mau filme, mas também não é por demais memorável. Chega até a ser previsivel. Mas por volta do minuto 75 tem um encanto especial: a voz de Amália Rodrigues, quase despercebida, cantando Estranha Forma de Vida por trás de um diálogo.

Leonard (Joaquin Phoenix) encara o dilema de escolher entre Sandra, a mulher que o adora e que faz tudo por ele e Michelle, a mulher que ele adora e que faz tudo por ela. Ele bem tenta escolher a que deve, mas não consegue escapar àquela que verdadeiramente quer... como se um coração independente que ele não comanda, o faça viver naquela ansiedade de uma estranha forma de vida.* Valeu!

letra: Amália Rodrigues
música: Alfredo Marceneiro

Foi por vontade de Deus
Que eu vivo nesta ansiedade
Que todos os ais são meus
Que é toda minha a saudade
Foi por vontade de Deus

Que etsranha forma de vida
Tem este meu coração
Vive de vida perdida
Quem lhe daria o condão
Que estranha forma de vida

Coração independente
Coração que não comando
Vives perdido entre a gente
Teimosamente sangrando
Coração independente

Eu não te acompanho mais
Pára deixa de bater
Se não sabes onde vais
Porque teimas em correr
Eu não te acompanho mais.

Se não sabes onde vais
Pára deixa de bater
Eu não te acompanho mais.
___________________

* a letra do fado assenta que nem uma luva no contexto do filme... curiosamente na cena em que se ouve Amália ao fundo, Sandra oferece a Leonard um par de luvas :-)

Sem comentários: