12 janeiro, 2011

EWR-CLT-BNA

Ontem (10 de Janeiro), a viagem de Newark (EWR) para Nashville (BNA) começou cedo. À tabela das 5 da manhã, noite cerrada fria e límpida, descolava o avião com destino a Charlotte (CLT), a cidade de escala na Carolina do Norte, onde aterrou, também à tabela, pouco antes das 7am em pista gelada... nevava a bom nevar, e o avião demorou mais tempo a parar que o costume. A acumulação de neve prevista para aquela cidade era de 12cm. Os placards das partidas já previam atrasos para os voos seguintes, mas cancelamentos quase não havia.

Foi em Charlotte que encontrei novamente aquela sereia dos cabelos grandes coroados de estrelas, que vende café e snacks e fui-lhe pedir pequeno almoço. Já tinha saudades de a encontrar em cada esquina, disse-lhe.

A hora de saída da porta de embarque foi apenas adiada quinze minutos, mas fomos avisados que ficaríamos algum tempo em pista a aguardar os sprays de remoção de neve e gelo (de-icing). A operação foi mais demorada. Nevava mais, cada avião demorava uns dez minutos a ser pulverizado e estavamos em quarto ou quinto lugar para saír. Ao fim de hora e meia lá nos fizémos ao caminho e saímos a toda a velocidade de uma pista que só se reconhecia como tal por causa das luzinhas azuis e vermelhas ao centro e nas bordas respectivamente.

Em Nashville a acumulação esperada para o final da tempestade era de apenas 6cm. Ainda assim, estorva o sufuciente, numa cidade em que não há grande plano de limpeza da neve para além das estradas principais. Como a grande maioria das pessoas anda de carro e raramente se vê gente a pé pelas ruas, os passeios ficam sempre por limpar e não é nada agradável arrastar malas, ainda que com rodas, passeio acima até chegar à porta do destino... mas o que é importante é que nenhuma mala tenha ficado na rua para contar história!

Hoje, terça 11, a temperatuda andou entre os -3 e os 3, pelo que a neve pouco ou nada derreteu e parece que só vai subir destemidamente para os 8 lá para sábado. Todo o dia nevou, mas com menos intensidade, embora o (desagradável) vento fizesse a neve rodopiar bastante antes de cair. No nordeste espera-se que a tempestade bata toda esta noite e que páre algures durante o dia de amanhã: a acumulação prevista para Nova Iorque passa dos 30cm, Boston deverá ultrapassar o meio metro...

Eu por aqui me fico sem invejas... as árvores ficaram bonitas e basta!

2 comentários:

Unknown disse...

Só de ler tantas vezes a palavra neve, já estou a tiritar de frio... quer se queira, quer não, é tempo dele. Viva aos bons agasalhos :)

Unknown disse...

e ainda nos queixamos por aqui do frio :)
As imagens estão realmente fantásticas

Beijinhos