25 agosto, 2008

É bom não esquecer...

Ao ver a cerimónia de encerramento (a de abertura falhei) dos Jogos Olímpicos de Pequim, penso que o momento actual de cordialidade, amizade e até simpatia pela China pode fazer esquecer de que se trata de um país comunista. Com todas as consequências que isso implica.
Sem dúvida que as cerimónicas foram espectacularmente memoráveis. Num país sem liberdade de expressão nem de escolha, não me espanta particularmente que se arranjem centenas de milhar de voluntários* ou milhares de figurantes para os impressionantes movimentos de sincronia humana. Tudo isto acompanhado de adoráveis crianças sorridentes e eléctricas a dizer adeus. Para mim, as imagens que ficam destes olímpicos -- para além das do Nelson e da Vanessa, claro -- são não só as dos coordenados figurantes da cerimónia de encerramento, mas também as dos maratonistas a passarem na praça de Tiananmen (ouvi esta palavra pela primeira vez em bem diferentes circunstâncias) sob o olhar atento do comandante Mao.
ahh Beijing Beijing... é bom não esquecer que em Pyongyang também se fazem fabulosos exercícios de sincronia humana...
__________

*uma semana antes da maratona feminina andavam os "voluntários" de joelhos a tirar as pastilhas elásticas do chão ao longo dos 42km para não haver qualquer falha no dia da prova.

Sem comentários: