19 setembro, 2006

No Times de hoje #4

A execução de prisioneiros pelo método da injecção letal está na ordem do dia e vem hoje detalhadamente discutida num artigo do New York Times.

Tudo a propósito de um tal de Clarence E. Hill, prisioneiro na Florida sentenciado à pena de morte para ser executado no inverno passado. O Supremo Tribunal suspendeu a execução em resposta ao apelo do Sr. Hill de que "o método de injecção letal causa tanta dor que viola o princípio constitucional relativo a castigos cruéis e fora do comum". Disse o Supremo Tribunal em Junho que o distrito federal de Tallahassee (a capital do estado da Florida) teria de considerar o argumento e fazer alterações ao procedimento. Foi um abrir de porta para novos processos por parte de outros presos condenados à morte por todo o país.

A semana passada o governador da Florida, Jebb Bush, voltou a marcar a execução do Sr. Hill antes que o tribunal distrital revisse o caso. De imediato o tribunal rejeitou novamente o caso, para surpresa dos grupos de oposição à pena de morte. Seguiu mais um apelo para o Supremo Tribunal e os advogados em ambos os lados do conflito estão expectantes para ver como o caso do Sr. Hill vai afectar o uso de drogas letais em 37 dos 50 estados norteamericanos.

A execução do Sr. Hill está marcada para amanhã dia 20 de Setembro.

Nota: "Florida switched to lethal injection in 2000 after flames shot from an inmate’s head during his execution by electric chair."

Sem comentários: