06 setembro, 2015

Espantos #441

A dupla face de São Tiago. Por um lado São Tiago é conhecido como o peregrino uma vez que pregou em Espanha ("os confins da terra" conhecida de então) onde não teve grande sucesso, pelo que terá regressado novamente a Jerusalém onde viria a morrer no ano 44 DC. É desta vertente de São Tiago que vêm os elementos de peregrino como o cajado ou o chapéu e que se vê abundantemente em Santiago de Compostela.
Menos frequentes mas ainda assim bem presentes em Santiago, são as imagens da outra vertente de São Tiago, o Mata-Mouros. Contam as lendas que São Tiago terá aparecido miraculosamente em várias batalhas decisivas da reconquista cristã em Espanha que lhe deram esse outro apelido. Nesta versão, São Tiago aparece montado num cavalo matando à espada os mouros que caem pelo chão de mãos no ar em aplacação.
Escreveu Cervantes em Dom Quixote de la Mancha"Santiago Mata-Mouros é um dos mais valorosos santos e cavaleiros que o Mundo alguma vez teve; foi dado a Espanha por Deus, como seu patrono e para sua protecção." São Tiago é até hoje patrono dos exércitos português e espanhol, para eles Santiago Matamoros.

Sem comentários: