06 fevereiro, 2014

Inverno #20

Há vários tipos de neve, dependendo da intensidade da precipitação, da temperatura e da humidade do ar.

Esta manhã a neve caía em minúsculas particulas de água que ao chegarem à superfície deixam uma fina e irregular camada de pó (como que farinha branquíssima) que não derrete, mas que se move facilmente com um sopro, o vento, ou um movimento mais brusco como por exemplo abrir a porta do carro. Esta neve não causa qualquer problema porque nem no chão se concentra em forma de gelo... simplesmente voa.
Outros tipos de neve há que são bem diferentes. A mais comum, cai em forma de pequenos flocos irregulares de água semi-congelada e fofa, cuja acumulação causa resistência ao andar como se fosse areia... alguma neve mais pulverizada pode voar à superfície, mas a grande maioria acaba por ficar no chão e tornar-se gelo se as temperaturas continuarem baixas e o sol não aparecer. Algum derretimento pode acontecer, mas se não é total, a neve que fica durante a noite está congelada no dia seguinte e é muito difícil de remover quer dos carros, quer dos passeios ou das estradas.

Depois há aquela neve chata que só não é chuva por acaso... se estivesse um grau a menos caíria em flocos. É a neve molhada que mal cai se transforma num gelo mole que não se desfaz completamente em água, mas também não é pó que voa. Fica assim como que uma lama fria que não escorre rua abaixo e que pode provocar acidentes, especialmente se ficar durante a noite em estradas que não levam sal. Pode facilmente transformar-se no chamado gelo preto (black ice) que não se vê porque é transparente, mas que se agarra à estrada ou ao passeio e elimina qualquer hipótese de aderência ao que passe por cima.

Há também a chuva gelada que nem é chuva nem é neve, mas também não é necessariamente granizo porque não acontece associada a tempestade breve. Cai em bolinhas e fica no chão a parecer sal.

Em inglês há palavras diferentes para cada um destes tipos de neve. Talvez aconteça o mesmo nas línguas nórdicas.

Sem comentários: