01 agosto, 2007

Espantos #49

Next to bombing, rent control seems in many cases to be the most efficient technique so far known for destroying cities.

--Assar Lindbeck, former chairman of the Nobel Prize committee for Economics
_________

Esta é uma afirmação que o vereador da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, nunca irá compreender... nem que tal realidade lhe seja demonstrada com os conceitos mais básicos de economia ou de direito. A ignorância não traz vantagem a ninguém. Agora a
mentira... a mentira é grave: dizer que sistemas de rendas controladas são "votados" em Nova Iorque é de facto não ter a mínima ideia de como funcionam as coisas.

Rendas controladas existem em Nova Iorque (remniscências de passados não muito longínquos, resultaram em erros graves que levam muito tempo a corrigir), tal como noutras cidades desenvolvidas (embora com muito menor frequência que em cidades atrasadas) e estas distorções servem apenas para beneficiar quem não precisa de ser beneficiado por esta política: os pobres que trabalham na recolha de lixo e afins, continuam a viver nos limites externos do Bronx, a mais de 2 horas da cidade, enquanto as familias de classe média-alta beneficiam de apartamentos de renda controlada na Village há mais de 50 anos. É difícil encontrar outra política económica com efeitos perversos tão transparentes.

Lá vai Lisboa com a saia cor de mar, mas mal vai Lisboa se "o Zé faz falta"...

Sem comentários: