18 novembro, 2006

Cada um tem o que merece


"Sobre a questão do tipo de líderes que temos, é muitas vezes difícil dizer se são as circunstâncias que criam os líderes ou se são os líderes que ficam à espera de explorarem uma determinada situação para demonstarem a sua grandeza. Cada país parece ter os líderes que merece. Quando olhamos para trás, falamos de gigantes e de grandes líderes, mas eram também tempos de considerável confusão. Espero que os nossos tempos também venham a produzir alguns desses grandes líderes."

Kofi Annan, hoje, em entrevista ao Expresso

3 comentários:

Atlantico Ocidental disse...

Embora não discorde da ideia geral da declaração de Kofi Annan, choca-me a frase

"Cada país parece ter os líderes que merece."

Acreditar nisto é dizer que os Colgoleses merecem Kabila, os Venezuelanos Chavez e os Bolivianos Morales.

Será que a população é suficientemente informada para saber as consequências da eleição destes líderes? Será que as eleições são válidas? Será que há alternativas?

Tenho muitas dúvidas que cada país tenha os líderes uqe merece.

Atlantico Central disse...

Em regimes democráticos, não falo de outra coisa, cada povo tem os líderes que merece uma vez que os sufragou!
Concordo em absoluto, por isso faço questão de dar o meu voto a quem acho mais capaz, a partir daí quem decide é a maioria. Os eleitos são "apenas" os representantes da vontade popular!

Atlantico Ocidental disse...

Kabila, Chavez e Morales foram eleitos... há tantas condições que têm de se verificar para aquela afirmação ser verdadeira!

É capaz de acontecer na metade do mundo que nos conhecemos, mas a outra metade (que tem talvez o triplo das pessoas) certamente que não!