15 janeiro, 2014

Foi neste dia #226 (1432)

Há 582 anos nascia em Sintra o Rei Africano. Afonso V foi rei com apenas seis anos de idade por morte de seu pai, D. Duarte, em 1438. As regências de Leonor de Aragão (rainha e sua mãe) e de Pedro duque de Coimbra (seu tio paterno) não foram pacíficas: ela mulher, estrangeira e sem aliados na nobreza; ele apaziguador dos interesses das casas nobres, centralizador do poder da coroa e velador dos seus próprios interesses quando casou Afonso com a sua filha, Isabel de Coimbra, em 1447.

Aos 16 anos Afonso subiu ao trono e anulou a legislação aprovada durante a regência do seu tio e sogro. Como se isso não bastasse defrontou e derrotou Pedro na Batalha da Alfarrobeira onde este foi morto. Durante o seu reino Afonso agradou à nobreza com bastantes expedições ao Norte de África, revivendo os tempos do reinado do seu avô D. João I e conquistando Alcácer Ceguer (1458), Tânger (várias vezes ganha e perdida entre 1460 e 1464) e Arzila (1471).

A exploração da costa Africana prosseguiu enquanto o seu tio Henrique a orientou, mas depois da morte daquele infante em 1460, as descobertas ficaram a aguardar melhores dias que só o seu filho João traria. Depois de várias manobras frustradas para obter a coroa de Castela, que incluiram o casamento com a sua sobrinha Joana (a beltraneja) e a inconclusiva Batalha de Toro, Afonso retirou-se para Sintra e abdicou do trono em favor de D. João II.

Sem comentários: