16 dezembro, 2012

Foi neste dia #192 (1497)

Há exactamente 515 anos fez-se história. Vasco da Gama passava para lá do ponto de retorno de Bartolomeu Dias em 1488. Da Gama, é porventura o nome português mais conhecido de todos os tempos, rivalizando com Magalhães que é, ampla mas erradamente, tido como espanhol. 

Mas poderia ter sido Dias a chegar pela primeira vez à Ásia por mar. A expedição comandada por Dias partiu de Lisboa dez anos antes da de da Gama em Agosto de 1487 e seguiu pelo caminho até então conhecido ao largo da costa africana. Em Fevereiro de 1488 passou pela Baía de São Brás já na África do Sul e chegaria ao seu ponto mais longínquo --hoje o Dias Point, ou Cabo Volta, onde deixou o Padrão de São Gregório*-- em 12 de Março do mesmo ano. Dias queria continuar viagem, mas a tripulação doente e amotinada revoltou-se e forçou o regresso. Na viagem de retorno é que se aperceberam que o Cabo da Boa Esperança já tinha sido dobrado. Chegaram a Lisboa em Dezembro de 1488.
___________

*Como os que Diogo Cão deixara na costa africana (do Congo à Namíbia) durante a década de 1480, também ele à procura da tal passagem para o Oriente.

Sem comentários: