05 dezembro, 2009

Produtividade

Na Economist desta semana dois breves artigos da seccção daily chart, em que, como de costume, o gráfico dispensa as palavras.

O primeiro compara a dimensão dos bancos centrais (em termos do número de empregados) em vários países relativamente à população desses mesmos países. O mais importante banco central do mundo (o federal reserve) não é o que emprega mais gente e os vários bancos centrais Europeus (pertencentes ao BCE) continuam com dimensões semelhantes a quando tinham políticas monetárias independentes... produtividade e eficiência variando no mesmo sentido.

O segundo mostra a produtividade do factor trabalho. Tomando o preço de um DVD em vários países (as diferenças são óbvias e esperadas), o objectivo é ver quantas horas o trabalhador médio tem de trabalhar para comprar o mesmo DVD. Claro que o DVD é mais caro na Alemanha que no México, mas os Mexicanos têm de trabalhar duas horas mais que os Alemães para sonseguirem comprar o DVD. Claro que estamos a falar de trabalhadores de qualificação média, que na Alemanha certamente será superior ao México. De qualquer forma... food for thought!


Sem comentários: