16 dezembro, 2009

Palavras lidas #106

Pelas 7 esta manhã, como todas as manhãs, as notícias breves na radio* terminaram com o tempo para hoje em Barcelona e todo o país, como dizem aqui na Catalunha. As temperaturas eram de 3 graus em Barcelona, -7, -4 e -3 em Lleida, Girona e Tarragona, respectivamente. -2 em Madrid. "Com um bocado de azar ainda neva," pensei. Mas não, está sol. Lembrei-me, de dias de sol e calor aqui em Barcelona. E lembrei-me do belo poema de Pessoa. Disse comigo antes de me levantar "I'll take whatever comes"... e sorri com a música que passou logo de seguida: Rocket man por David Fonseca. Ain't life great?!
__________

Se eu pudesse trincar a terra toda
E sentir-lhe o paladar,
E se a terra fosse uma cousa para trincar
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se.
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade,
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...

O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...

Alberto Caeiro, Poesia
_______________

* o rádio desperta sintonizado numa estação catalã para a língua estranha me ir entrando todas as manhãs pelos ouvidos, na esperança de que o cérebro a processe, mais ou menos por osmose. Já percebo o trânsito e o tempo sem dificuldade. Nas notícias escapa-me muita coisa em média. Geralmente percebo o tema geral, mas algumas vezes entendo tudo... a proximidade com o português é por vezes surpreendente!

3 comentários:

Unknown disse...

e eu que me esqueço que estás na Europa :(.

Pois é por aqui tb está frio, mas menos que aí seguramente.

Bjos
Elvira

Atlantico Ocidental disse...

por supuesto ;-)

Unknown disse...

Ah poeta!

Como as palavras conseguem resistir ao tempo e ao frio :)

Bjs,
SP