25 fevereiro, 2008

Espantos #92

Harvard está a pensar restringir os horários de ginásio para responder a uma petição de alunas muçulmanas que não se sentem à vontade em fazer exercício na presença de homens. A título de experiência, a universidade estabeleceu um periodo de seis horas por semana em que não é permitida a entrada de homens no ginásio. Os resultados da experiência vão ser avaliados em breve e os novos horários podem entrar definitivamente em funcionamento depois do spring break.

Obviamente que não é por seis horas por semana a menos no ginásio que os alunos de Harvard vão perecer irremediavelmente, mas a intrusão na liberdade que cada um tem em escolher hora para ir ao ginásio parece-me no mínimo absurda. Se Harvard está tão preocupada com a saúde física das suas alunas muçulmanas que, por escolha propria, não fazem exercício em ginásios mistos, então porque não lhes oferece uma assinatura num ginásio só para mulheres, tipo
Healthworks for Women? Não só respeitaria a minoria religiosa, o que lhe fica muito bem, mas não afectaria a liberdade dos outros alunos de Harvard... afinal de contas não são todos alunos?

Não sou a favor do feminismo, nem da repressão religiosa, mas francamente... há qualquer coisa que não me soa bem quando religião é desculpa para segregação.

Sem comentários: