22 fevereiro, 2007

No Times de hoje # 28

A queda das ditaduras é um fenómeno intrigante: o sistema corroi-se por dentro e ainda assim aguenta-se durante tempo que para alguns parece uma eternidade.

Isto a propósito de um artigo que vem hoje no New York Times acerca da festa de aniversário de Robert Mugabe, ontem em Harare. Na foto vê-se um Mugabe feliz, segurando 83 balões (um por cada ano de vida) numa luxuosa festa para familia e amigos, que contrasta com o fecho das padarias no Zimbabwe porque as regulamentações governamentais as impedem de continuar no mercado sem perder dinheiro. A inflação no Zimbabwe ronda os 1600% ao ano.
É por demais claro que as políticas de Mugabe falharam e que a economia está a entrar em colapso. Ainda assim, o regime tem força (de base militar) para reprimir manifestações e manter a aparente calma institucional enquanto o país não tem pão para comer. Em simultâneo, há a imprensa (controlada), que louva Mugabe como um "visionário ímpar" e um "herói internacional entre os pobres e oprimidos". Mugabe tem ainda a coragem de adiar as eleições (previstas para 2008) para 2010 e de dizer que acredita que os eleitores lhe darão mais 6 anos (para juntar aos 27 que já tem) de poder caso ele se venha a candidatar.

A história mostrou-nos já vários exemplos de regimes podres que cairam apenas com um sopro, quando nada o faria prever. Outros houve que cairam após anos e anos de duras guerras com uma enorme perda de vidas. Esperamos para ver quando cai Mugabe.

Sem comentários: