10 fevereiro, 2007

No Times de hoje #26

Nos EUA, a comercialização de qualquer data de calendário é um fenómeno que ultrapassa todos os limites da imaginação de qualquer um que não liga muito a estes eventos. Uma amiga minha disse-me que a primeira vez que veio aos EUA foi para trabalhar por três meses em Washington DC e que quando foi pela primeira vez ao supermercado deparou-se com um fenómeno que não entendeu de imediato: os queijos estavam todos em forma de coração, as frutas eram vendidas em caixas vermelhas em forma de coração e por aí adiante. Só ao ver o padrão repetitivo daquela forma de coração é que ela se apercebeu que tudo aquilo era porque o dia 14 de Fevereiro se aproximava. Pois este ano não é diferente. O Times de hoje traz um artigo que não é sobre o dia dos namorados, mas oferece sugestões de chocolates caros: 1 caixa de chocolates Noka - $39 - com 12 pedaços de chocolate. Peso total 0.9 onças, ou aproximadamente 25 gramas!!
____________
Na cidade de Nova Iorque, desde Setembro, já morreram tês pessoas a atravessar a rua que iam a ouvir musica nos seus ipods ou a falar ao telemóvel, ou a enviar mensagens escritas. Os legisladores querem agora passar uma lei que impõe multas de $100 para todo o peão que for apanhado a atravessar a rua naqueles preparos, em qualquer cidade com mais de um milhão de habitantes. É claro que a medida está a gerar controvérsia. Não se sabe ao certo se a multa será aplicável a quem anda a ouvir o seu ipod ou a falar ao telemóvel na rua, ou a quem o faz atravessando a rua. Já para não falar da dificuldade na aplicação da possível lei. Já existem leis para J-walking que são pouco eficazes, na medida em que continua a haver J-walking e os polícias não aplicam qualquer tipo de multa. Esperamos por novos desenvolvimentos.
___________________

Quando ontem na rádio pela manhã ouvi falar na morte de Anna Nicole Smith, com 39 anos, num hotel da Florida a notícia passou-me ao lado. Mas a insistência nas notícias de meia am meia hora levou-me a ouvi-las com mais atenção. A única coisa que diziam daquela pessoa, era que tinha sido modelo (das páginas centrais... aparentemente há um ranking) da revista playboy. Ora, eu achei estranho que uma ex-modelo da playboy recebesse tanta atenção dos media. Decidi então procurar a cara dela na net, poderia ser que conhecesse a pessoa mas não o nome. No google images, entre muitas (impróprias) imagens que apareceram na primeira busca, a cara não me era nada familiar. E o assunto ficou por aí até ao fim do dia quando em conversa com uma amiga minha fiquei a saber da história da Anna Nicole, que parece a de uma verdadeira novela da vida real. Pois parece que sim, que a Anna Nocole em tempos posava para a playboy, mas que ficou famosa não só por isso... como li algures, ela era famosa acima de tudo por ser famosa. De momento tinha um programa de televisão e participava em várias campanhas publicitárias. Há uns anos casou com um multi-milionário* com mais de 80 anos e quando o senhor morreu deixou-a como única herdeira. O único filho do senhor entrou numa batalha legal com ela pela fortuna do pai, mas às tantas o filho morreu, deixando Anna Nicole com todo o dinheiro. A tragédia não pára por aqui: o primeiro filho de Anna Nicole (com 20 anos) morreu de overdose em Setembro e foi também em Setembro que Anna Nicole teve uma bébé. Setembro de 2006 foi um mês movimentado na vida de Anna Nicole: no final daquele mês celebrou uma cerimónia num iate ao largo das Bahamas em que se juntou definitivamente ao seu advogado Howard Stern... essa cerimónia, sabe-se desde ontem à tarde, não é considerada legal dentro dos EUA pelo que não eram casados. Com a morte de Anna Nicole ontem, a fortuna segue directamente para a criança e pasmem, há três homens que já se chegaram à frente a dizer que são pais da criança e que querem custódia. Inclusivé a mãe de Anna Nicole, pouco depois de ter saido a notícia da morte da filha, veio dizer para as televisões as razões pelas quais ela é que devia ser declarada a guardiã da menina. Sem dúvida uma história digna de um filme... não deve tardar muito. Mas o que acho triste é que aquela criança não parece ter um futuro minimamente feliz nem despreocupado.
__________________

*Lembro-me da ironia da letra da canção dos ABBA Money, Money, Money

...In my dreams I have a plan
If I got me a wealthy man
I wouldn't have to work at all,
I'd fool around and have a ball...

Sem comentários: