27 março, 2016

Foi neste dia #278 (1221)

Berengária de Portugal, morreu em Ringsted na Dinamarca há 795 anos. 

A décima dos onze filhos de Sancho I de Portugal e sua mulher Dulce de Aragão (filha de Ramon Berenger, conde de Barcelona), Berengária casou-se em 1214 com Valdemar II da Dinamarca onde foi rainha consorte durante sete anos até à sua morte (de peste, como sua mãe depois de enfraquecida por sucessivos partos). Berengária teve quatro filhos que chegaram à idade adulta, três dos quais (todos homens) viriam a ser reis da Dinamarca.

Berengária (aparentemente um nome popular nos séculos XII e XIII) foi a segunda mulher de Valdemar II, sucedendo à rainha Dagmar da Boémia que também morreu de parto em 1212. Loira e de feições nórdicas, Dagmar foi uma rainha muito querida e popular, ao contrário da bela Berengária dos cabelos negros que não cativou simpatias. Assim são caracterizadas as duas mulheres de Valdemar II no folclore Dinamarquês: a gentil, piedosa e popular Dagmar, e a bela e arrogante Berengária. Em 1885, a abertura do túmulo de Berengária revelou uma grossa e longa trança de cabelo, bem como o crâneo de traços finos (e dentes certíssimos quando ainda não se sonhavam aparelhos fixos ou móveis) que parece justificar a lendária beleza da rainha tão pouco querida dos dinamarqueses.

Por morte de Berengária em 1221, sucedeu-lhe como rainha consorte Leonor de Portugal sua sobrinha (filha de Afonso II de Portugal, irmão de Berengária), casada com Valdemar III filho de Valdemar II e Dagmar que reinou em conjunto com seu pai (entre 1218 e 1231), ao qual não sobreviveu. Não havendo herdeiros de Valdemar III, à morte de Valdemar II a coroa da Dinamarca passou para os descendentes de Berengária.

Sem comentários: