29 setembro, 2013

Foi neste dia #216 (1816)

Há 197 anos em Madrid realizava-se o casamento de Fernando VII de Espanha com sua sobrinha Maria Isabel de Bragança de 19 anos (ele tinha 32). Foi este o segundo dos quatro casamentos de Fernando VII, que se destinava a assegurar descendência real espanhola e a reforçar os laços de amizade com o país vizinho, dado que nenhum melhor partido de outras partes mais ricas da Europa apareceu para casar o rei. Ora em 1816 Portugal já era um país pobre e Maria Isabel não tinha dote. Nas vésperas do casamento corria pelas ruas de Madrid que a noiva era fea, pobre y portuguesa... ou seja, nada de bom.

Maria Isabel ficou no entanto para a história como uma das rainhas mais queridas de Espanha, embora o tenha sido apenas por pouco mais de dois anos que não foram felizes:* Fernando traía-a constantemente; a sua primeira filha completou apenas quatro meses; e o parto seguinte levou mãe e filha a 26 de Dezembro de 1818. Reza a história que o rei pediu aos médicos para salvar a criança a todo o custo, mas como estava virada ao contrário o parto natural seria impossível. Maria Isabel deixou de respirar e foi dada como morta durante o trabalho de parto pelo que os médicos procederam à cesariana. Só quando extraíram a menina morta é que Maria Isabel morreu após um violento grito de dor. Estão enterradas juntas no Escorial.

Maria Isabel, fica também para a história como tendo a iniciativa de fundar o Museu do Prado inaugurado quase um ano depois da sua morte em Novembro de 1819.
____________

*Princesas felizes, só nos livros cor-de-rosa.

Sem comentários: