18 maio, 2011

Pormenores #66

Ao regressar do almoço tirei o casaco despreocupadamente. Minutos depois ouvi um barulho estranho vindo daquele lado e lá estava ela...

... a cigarra. Aparecem aos milhões por esta altura do ano, mas só de treze em treze aqui por estes lados. Saem dos seus ovos debaixo da terra e sobem pelas árvores onde ficam três a quatro dias em forma de larva. Ao fim desse tempo saem da casca já com asas e voam para tudo quanto é canto: árvores, paredes de casas, chão, casacos, cabeças etc.

São inofensivas, para além de serem feias, não mordem nem fazem mal. São também um bocado moles e não se movem se enxotadas. Chegam a ser tantas pelos caminhos que é preciso desviar os pés para não as pisar. Depois de sairem da casca os machos começam a cantar para atrair as fêmeas para o acasalamento. Passadas três semanas acaba tudo, os ovos caem à terra e só reaparecem daqui a 13 anos. Há cinco dias choveu bastante e baixou a temperatura. Parecia que as cigarras se tinham calado e desaparecido, mas hoje já se ouvem outra vez. Parece que nos próximos dias vai ficar muito calor outra vez e então é que vai ser!

2 comentários:

joao disse...

Obrigado!!!Esses insectos assim grelhados com um pouco de Limão
e uma beer,já dava um lanche ou nãp!!!!!Gosteie tambem gostei de te ver a pintar tetos no facebook.

Atlantico Ocidental disse...

Tenho nojo só de olhar para elas, quanto mais comê-las...

Ainda bem que está tudo esclarecido. Eu nunca pintei um tecto na minha vida... nem paredes, quanto mais :)