08 dezembro, 2007

No Times de hoje #52

Há qualquer coisa na fé judaica que me chama mais do que qualquer outra religião de que não partilho. Vários factores concorrem para uma explicação, mas nenhum a satisfaz completamente: o facto de ter sido historicamente reprimida até um periodo bem recente; o facto de não encorajarem conversões e ainda assim se manterem à superfície; a associação clara de valores religiosos com dinamismo económico; o facto de, por alturas de festas judaicas, me confundirem frequentemente na rua e perguntarem excuse me miss, are you Jewish?*; o valor da tradição. Isto tudo a propósito do artigo Candle Power que vem hoje no New York Times e que fala da transição de uma família Judaica do Cairo para Brooklyn nos anos 60: os valores, a aculturação e a tradição... está tudo lá!
_________________

*passou-me ao lado a primeira vez que aconteceu, mas quando mais tarde no mesmo dia, um judeu ortodoxo me fez a mesma pergunta comecei a pensar... será que eu sou e não sei que sou? Não me espantaria, dada a quantidade de conversões forçadas em Portugal após a expulsão de 1496.

Sem comentários: