05 março, 2007

Um problema de "autoridade"

"As escolas, os professores e os conselhos executivos têm que ser mais responsabilizados. Tem que lhes ser restituída autoridade para que possam fazer a gestão quotidiana de uma forma simples e sobretudo no quadro daquilo que é uma relação pedagógica de poder e de autoridade"

Desengane-se se pensa que as afirmações são de qualquer sindicato de professores. Creio mesmo que neste ponto todos estarão de acordo. As afirmações são da ministra da tutela.

É verdade sim Sra. Ministra. E os professores dizem-no há anos. Ficamos a aguardar as medidas para a concretização do objectivo.

É que assim, de repente, de repente, a linha telefónica encontrada pelo ministério apenas dá conta dos problemas existentes, mas não resolve nenhum. E ninguém duvidará que serão muitos mais do que aqueles que chegam ao seu conhecimento.

Mas os dados são demasiado graves para podermos fazer experiências deste tipo: no passado ano lectivo foram contabilizadas 390 agressões a professores nessa qualidade, o que, nos 180 dias úteis que perfizeram o ano lectivo, dá uma média superior a dois casos por dia.

Sem comentários: