04 março, 2006

Saudades?

Não sei se é impressão minha, mas parece-me que desde as eleições presidenciais, Jorge Sampaio anda a querer mostrar-se. Deve ser para compensar os meses anteriores em que andava um bocado apagado. O objectivo de querer deixar a imagem de um presidente activo e com noção do cumprimento do dever é, para mim, claro. Ora vejamos:

- no dia 25 de Janeiro, Sampaio condecorou empresários portugueses por eles fazerem o que lhes compete como empresários, isto é: "estimular as empresas portuguesas".
- no dia 9 de Fevereiro, Sampaio fez uma visita surpresa a Nelas num périplo por "onze concelhos de Viseu que ainda lhe faltava visitar para completar os 308"... nada melhor que deixar uns quantos concelhos para poder gozar da ribalta até ao fim... chatice é Nelas ser um deles, por causa daquelas Canas!
- no dia 21 de Fevereiro, Sampaio inicia uma visita oficial a Timor Leste naquela que foi mencionada como a última deslocação do presidente ao estrangeiro.
- no dia 1 de Março, Sampaio fez questão de condecorar um dos mandatários de Manuel Alegre que foi capitão de Abril. Os outros mandatários que perdoem, mas não têm a mesma importância. Ser capitão de Abril é, apesar de tudo, ser capitão de Abril! Tem o seu status próprio, não precisa cá de estimular as empresas ou de esclarecer a opinião pública.
- no dia 2 de Março, Sampaio condecorou seis jornalistas: 2 correspondentes de órgãos de comunicação portugueses em Bruxelas, 3 comentadores e ainda um correspondente da TVE em Portugal por se dedicarem às causas públicas e por os considerar "uma espécie de 'pais da pátria'" na medida em que esclareceram assuntos "sobre a União Europeia como se de assuntos normais se tratasse"... em poucas palavras, por fazerem so seu trabalho.
- hoje, Sampaio desloca-se à Argélia (será esta a última deslocação?) para homenagear o antigo Chefe de Estado Manuel Teixeira Gomes, que se exilou e morreu naquele país do Norte de África... uma viagenzinha à Argélia até vem a calhar para escapar ao mau tempo em Portugal continental.

É possível que eu esteja um pouco fora da realidade, mas parece-me que esta vontade de aparecer a todo o custo em todo o lado mostra que o presidente escolheu sair do compreensível estado amorfo em que se colocou após a escusada dissolução. Quem a todo o custo quer usar saltos altos é porque tem complexos de ser baixo... se calhar é mesmo!

Dá vontade de repetir as palavras de Narciso em O Pátio das Cantigas: "Ohh Evariiiisto... leva saudades que é coisa que cá não deixas!"

Sem comentários: