01 julho, 2015

Coisas que não mudam #315

Constante em Varsóvia é a lembrança do passado recente
que envolveu a destruição Nazi
e o enorme esforço de reconstrução dos polacos.
O castelo real de Varsóvia, que se vê nas imagens, serviu de residência aos monarcas polacos desde o século XIV. Saqueado em meados do século XVII aquando das invasões suecas e alemãs (conhecidas como O Dilúvio), o castelo foi palco de hospital de campanha o que degradou ainda mais o edifício, mas foi ainda reabilitado até ao final desse mesmo século. A invasão da Polónia a 1 de Setembro de 1939 iniciava formalmente a Segunda Grande Guerra onde a Polónia viveria dias muito difíceis. A 17 de Setembro de 1939 os Nazis chegaram a Varsóvia e bombardearam o castelo, mas o pior ainda estava para vir (hoje, dentro do castelo, os relógios que não estão a funcionar marcam todos a hora do início dos bombardeamentos 11.15am). As torres e os telhados sofreram grandes estragos mas o edifício ainda se mantinha de pé. Durante a ocupação alemã, os telhados foram removidos pelos Nazis para acelerar o processo de degradação. O Levantamento de Varsóvia no verão de 1944 duraria 63 dias até ser controlado pelos Nazis, que em resposta destruíram o que ainda restava da cidade. O castelo foi dinamitado em Setembro de 1944, assim como o centro histórico e praticamente todas as igrejas circundantes. Quando os russos libertaram Varsóvia em Janeiro de 1945 85% dos prédios da cidade estavam completamente destruídos.

Entre os primeiros bombardeamentos e a destruição total do castelo, os funcionários retiraram o que puderam do seu interior para subterrâneos de forma a preservar o máximo da sua história. A reconstrução de Varsóvia demorou décadas e ainda não está completa. 

Em 1949 o parlamento polaco aprovou a reconstrução do castelo mas os trabalhos só começaram em 1971. Foram criadas comissões de angariação de fundos na Polónia e no estrangeiro para a reconstrução do castelo como monumento à história e cultura polacas. Contam os polacos, com orgulho, que foi montada uma caixa para receber donativos na praça adjacente ao castelo e que em pouco tempo teve de ser substituída por uma maior de tão cheia que ficou. A reconstrução fez-se exclusivamente recorrendo a fundos privados e o castelo abriu ao público em 1984. A decoração das salas baseou-se em fotografias e fragmentos originais e muitas mobílias puderam ser salvas. É esta a história recente de Varsóvia, constantemente lembrada à entrada de cada edifício oficial, igreja, ou monumento do centro histórico da cidade.

Sem comentários: