08 outubro, 2013

Foi neste dia #218 (1582)

Gregório XIII

Há 431 anos este dia não existiu... nem este nem outros oito dias do mês de Outubro do ano de 1582. Passou-se de quinta feira 4 de Outubro para sexta feira 14 de Outubro em virtude do abandono do calendário Juliano e da adopção do calendário Gregoriano. A astronomia do calendário Juliano não era perfeita e sobravam minutos ao fim de cada ano fazendo com que em cada quatro séculos sobrassem 3 dias. O desfasamento alterava não só as estações do ano relativamente à data dos equinócios, mas também a data da Páscoa o que levou a Santa Sé a envolver-se nesta história.

Em Fevereiro de 1582 a bula Inter Gravissimas do papa Gregoriano XIII estabeleceu o novo calendário em todos os domínios Católicos da Europa, por isso Portugal e Espanha (assim como o espaço Polónia-Lituânia e a maior parte de Itália) foram os primeiros países a adoptar o calendário Gregoriano em Outubro do mesmo ano, a data prevista na bula. Ainda em 1582 seguiram-se outros países católicos, já nos finais do século XVII os países protestantes, o império Britânico em pleno século XVIII, a Rússia em 1918 (razão pela qual a revolução Bolchevique de 1917 ficou conhecida como Revolução de Outubro embora tenha acontecido em Novembro), e os países ortodoxos do leste Europeu no início dos anos 20.

No resto do mundo onde houve influência colonial Europeia a transferência deu-se sensivelmente ao mesmo ritmo que na Europa. O Japão e a Coreia adoptaram o calendário Gregoriano nos finais do século XIX enquanto a China o fez em 1912.

Muitos países que adoptaram o calendário mantém calendários paralelos, como é o caso da Índia ou de Israel. Ainda sem o calendário Gregoriano vivem hoje o Afeganistão, a Arábia Saudita, a Etiópia, o Irão, e o Nepal.

Sem comentários: