16 agosto, 2010

Espantos #261

A Sagres largou ontem Seul e já se encontra a caminho de Xangai. Nesta viagem de circumnavegação, meticulosamente documentada e de acesso imediato (muito, muito obrigado!) que já passou da metade, a Sagres faz muito mais do que cumprir com os seus objectivos de escola naval e de embaixada portuguesa flutuante. A Sagres proporciona a todos os que nela flutuam, os que a encontram e visitam por esses portos longínquos, e os que lêem as crónicas online, uma experiência cultural única.

Eu nunca viajei à volta do mundo, nem sei se teria estofo para o fazer... as por vezes necessárias viagens de trabalho de três ou quatro paragens (apesar de agradáveis pela exposição a comidas, costumes, línguas, pessoas, tradições e paisagens diferentes) por vezes fazem-me ansiar por um fim de semana sossegado e sem ondas em que possa disfrutar da minha cama sem pressas, pôr a roupa a lavar sem hora marcada e vestir algo não acabado de sair de uma mala de viagem. As crónicas da Sagres para mim, têem um sabor especial. Fazem-me lembrar amigos de todo o mundo que conheci ao longo dos dez anos em que estudei e trabalhei em Nova Iorque, Boston, Nashville e Barcelona.

A Sagres já passou por portos em Portugal, Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Perú, Ecuador, México, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Em todos os posts correspondentes aprende-se não só acerca da linguagem de navegação (que confesso compreender pouco), mas também acerca das tradições e costumes de cada região, que são tão diferentes dos nossos como os nossos dos deles. Por isso, embora as diferenças por vezes choquem, sobretudo elas respeitam-se. Só quando somos expostos a estas realidades é que podemos dar esse salto. Por isso: OBRIGADO Sagres! Cá espero as crónicas futuras, especialmente sobre a China, Indonésia e Índia :-)

1 comentário:

Unknown disse...

Viagens marítimas e ilustradas on-line!