16 março, 2010

Foi neste dia #130 (1521)


Há 489 anos, Fernão de Magalhães chegava às Filipinas, provando que se podia chegar a Leste por Oeste, um passo gigantesco no conhecimento geográfico do século XVI. Foi também nas Filipinas que Fernão perdeu a vida pouco mais de um mês depois, num conflito militar, mas bem poderia ter sido numa tempestade ou para o escorbuto: dos 235 homens que saíram em cinco barcos de Salúncar de Barrameda na Andalusia a 20 Setembro de 1519, 150 chegaram às Filipinas e apenas 18 regressaram a Espanha num barco solitário a 6 de Setembro de 1522. Apesar da morte do comandante e da elevadíssima perda de vidas da tripulação, a expedição foi um "sucesso" e os reis de Espanha apressaram-se (em 1525) a enviar mais uma expedição para o outro lado do mundo com o objectivo de reivindicar as Molucas dos Portugueses... guerrear o vizinho do lado ali à porta não teria tanto interesse.

Tenho acompanhado a viagem de circumnavegação que a Sagres está a efectuar até ao final de 2010 e o diário de bordo nem sempre regista pompa e festa, há momentos bem complicados em que o esforço de equipa e a experiência são as únicas armas contra os perigos do caminho. De qualquer forma, a aventura actual da Sagres faz-me pensar em quão diferente é o mundo de hoje em relação ao de há 489 anos atrás, onde não haviam mapas precisos para delinear o trajecto com antecedência, nem imagens de satélite ou radares que ajudassem a escapar ao mau tempo. Que expedição hoje, onde regressasse 7.6% da guarnição inicial, seria considerada um sucesso? O que nos separa de 1521 é o conhecimento e a tecnologia (sendo que o primeiro é patrocinado pela segunda)... nada mais.

1 comentário:

Unknown disse...

De facto, é de louvar o esforço dos nossos antepassados perante as dificuldades que atravessaram no sentido de levar a bom porto as suas aventuras marítimas...

Sem dúvida que o conhecimento ajuda e muito o desbravar do caminho, mas se tiver a preciosa ajuda da tecnologia, muitos atalhos se poderão fazer nesse percurso.