19 setembro, 2009

Sem título # 12

Ainda faltam 8 dias? Ainda.

É-me difícil, felizmente, imaginar como seriam estas vésperas há 35 anos atrás. Não tenho pena de não o saber.

Mas tenho muita pena de hoje serem o que são. Já passei alguns actos eleitorais e de ano para ano sinto um desvirtuar das campanhas e dos debates onde o esclarecimento dá lugar à intriga e ao insulto. As pessoas já não discutem nada, criticam, gozam e muitas defendem sem saber o quê e porquê.

As campanhas, pagas por todos nós, são passeatas mais ou menos populares onde o contacto com votantes e não votantes (ai tanto bebé lambuzado) mais não é que beijocada sacos de plástico e canetas. “No dia em que o rei fez anos houve arraial e foguetes no ar. O vinho correu à farta e a fanfarra não parou de tocar e o povo saiu à rua” mas não com a alegria que costumava ter. Não.

Em 2009 discute-se a licenciatura do primeiro-ministro, escutas, o encerramento de um telejornal, ao que tudo indica, por pressões políticas e a suspensão do TGV (quando há tempo).

Trocava? Não, não trocava. Mas queria muito melhor. Será que não merecemos?

Da vivência democrática dos últimos 35 anos eis-nos aqui: 15 forças políticas apresentam-se a sufrágio e a maior parte delas não conseguimos saber o que defende ou sequer pronunciar a sua sigla.

As entrevistas dos Gatos Fedorentos aos líderes partidários foram mais vistas do que os debates moderados por jornalistas profissionais. Demonstrativo, não? As pessoas preferem rir-se da política do que perceber o conteúdo das ideias, ou pelo menos saber se existem, de quem a representa.

“Mas nesse reino distante, quem tinha um olho era rei. Lá vai rei morto rei posto, levado em ombros p'la grei" E nós deixamos...

Sem comentários: