28 outubro, 2008

Espantos #147

mais uma refeição de carne... mas estava booooa!

Gosto de carne, mas também gosto de peixe. Nunca reparei que gostava igualmente dos dois até deixar de ter uma alimentação 50-50. É que do lado de cá não se encontra muita variedade de peixe no supermercado. Vende-se marisco (conchas, camarão) e salmão qb, peixe branco é que é mais dificil. Em Boston, o Trader Joe's (que ficava ligeiramente mais longe de casa, mas dava para ir a pé) tinha uma boa selecção de peixe congelado e de vez em quando lá tinha de parar.

Habituei-me por isso a comprar carne para cozinhar em casa e escolher peixe quando comia fora. Mas, tal como nos supermercados, as opções de peixe nos menus dos restaurantes são muito reduzidas (talvez 1 para 10 num restaurante não especializado) e a maior parte das vezes são fritos. Foi com estas e com outras que me dei conta de que gosto bastande de peixe e que não como tanto quanto costumava.

Como era esperado, a mudança de Boston para o Tennessee não melhorou a oferta de peixe no supermercado... surpreendentemente não é pior, mas igual... o que para mim já não era suficiente. Por aqui não há Trader Joe's (por enquanto, já ouvi dizer que vai chegar) e apesar de haver Whole Foods, não é acessível sem carro.

Tudo isto para dizer que há sempre alternativas. Conheço uma pessoa que também não tem carro e que compra peixe congelado na internet... online!! A primeira vez que ela me disse fiquei mesmo muito espantada. Qual é a coisa mais improvável de comprar online? Um amigo respondeu "um carro." Sim, concordo, mas sabendo o que se quer deverá ser possível. Quando insisti com ele em artigos perecíveis, recebi um "come on!!!" seguido de silêncio. Decidi dar-lhe uma pista e dizer que não era gelado :) mas ainda assim ele não arriscou. Pois é... peixe congelado! É de facto dificil de acreditar.

A
pessoa que me indicou o website já lá compra há muito tempo, e não tem razões de queixa. Que vem tudo congelado com dry ice (um doce a quem me encontrar a tradução disto) e que deixam à porta, não havendo problema de entregar em pessoa. Fiz a compra no sábado ainda numa de experimentar, sem perceber bem qual o periodo de entrega dos produtos congelados... também não tive muita paciência para ir ver os pormenores do website e aceitei a palavra da colega como válida... até porque é uma pessoa de gosto refinado e se houvesse problema ela não recomendaria. Hoje ao fim do dia recebi um email de confirmação de envio. Como comprei também uns chocolates, esses vêm numa encomenda separada que demorará mais tempo, mas o peixe congelado é enviado por via aérea em fedex standard e chega quarta feira.

Fiquei curiosa e fui ao website ver mais pormenores sobre a empresa. Embora muitos dos produtos sejam originários do Alaska, são enviados a partir do estado de Washington e as sardinhas (ainda que enlatadas) são portuguesas! Vantagem comparativa para Portugal, mais uma vez num produto tradicional e de nível tecnológico baixo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vivendo e aprendendo :) Eu também não fazia a mínima ideia de que até peixe congelado se pode comprar na net... Viva às sardinhas de Portugal!
SP