29 setembro, 2008

No Times de hoje #70

Já se sabe que o sono tem efeitos bem produtivos, mas não deixa de ser verdade que nos tempos que correm pouca importância se dá a horários fixos ou a longas horas de trabalho. Na Ásia, especialmente no Japão, sempre assim foi, mas não é invulgar haverem pequenas sestas nos locais de trabalho (sentado na cadeira o empregado debruça a cabeça em cima dos braços sobre a mesa e ali passa alguns minutos dormitando).

Neste artigo, refere-se que as companhias no mundo ocidental estão também a mudar as suas atitudes relativamente ao sono, havendo mesmo algumas que instalaram equipamento específico para a sesta nos locais de trabalho... conforto acima de tudo :)
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Most people, Dr. Ellenbogen says, think of the sleeping brain as similar to a computer that has “gone to sleep” — it does nothing productive. Wrong. Sleep enhances performance, learning and memory. Most unappreciated of all, sleep improves creative ability to generate aha! moments and to uncover novel connections among seemingly unrelated ideas.

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Business attitudes toward sleep may be starting to shift. Claire Stapleton, a spokeswoman for Google, says “grassroots” interest in sleep led to an on-campus talk by Sara C. Mednick a napping expert. Google also installed EnergyPods, leather recliners with egglike hoods that block noise and light, for employees to take naps at work.

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