26 julho, 2008

Coisas que não mudam #50

Há coisas que aprecio de forma diferente por não viver mais em Portugal. Nacionalismo barato? Pimbalhice? Talvez... seja o que fôr, não consigo passar ao lado do texto e das imagens do último anúncio do azeite gallo que passa na tv este verão. Segue o texto.
______

Pega-se em metade do oceano
e juntam-se-lhe terras desconhecidas
deixa-se marinar alguns anos
e tapa-se com um manto de neblina.
Lavam-se as saudades em lágrimas
e põe-se a glória em banho maria,
para voltar a usar um dia.
À parte coloca-se o fado, bem apurado,
o futebol bem jogado,
e um ou outro pregão das entranhas gritado.
Desfaz-se a língua em poemas, odes e cantigas,
ou então canta-se à desgarrada, rima improvisada.
Numa grande forma de barro escalda-se o Algarve e o Alentejo,
salgam-se as Beiras e desfaz-se em água o Douro e o Ribatejo.
Para terminar, abanam-se as oliveiras
com sabedoria ancestral,
rega-se tudo com um fio dourado,
e serve-se assim Portugal como prato principal.

azeite gallo a cantar desde 1919

5 comentários:

ana rita disse...

pá, quase que me saiu uma lágrima do olho quando vi isso na televisão...

Atlantico Ocidental disse...

Ai se eu as tivesse não sei que seria... eu fiquei arrepiada e sem palavras!

Marlene G. disse...

o melhor anúncio de sempre. retrata exactamente tudo aquilo que nos orgulhamos ser!

Eu, eu mesma e Iracema disse...

Eu não vi o anúncio..mas hoje eu vi dois galos em ciam do muro cantando e levei um susto pq eu nunca mais tinha visto galos!!! rsrsrsrs PAREI!!!
Mas...é o acaso!!

Eu, eu mesma e Iracema disse...

ACASO...vi dois galos, li sobre o Galo do azeite, estudei sobre a saída da Coroa do Brasil e o inicio da República e volto a postar-te este comentário pra dizer que a Julieta Damasceno nasceu junto com o Galo português...1919.
Lembranças de hoje após ler seu post...
"ASSOCIACIONISMO" puro!!

doutrina relativa à associação de ideias;
teoria da explicação dos fenómenos psicológicos pela associação de ideias.
Minha primeira aula de psicologia!! Estudei isso!! rs

E VIVA O ACASO!!!