29 maio, 2007

Espantos #36

(Catedral de S. Basílio, Praça Vermelha - Moscovo)

Portugal/Rússia: jogging de Sócrates fecha Praça Vermelha

A segurança russa encerrou hoje de manhã a Praça Vermelha - uma das mais movimentadas de Moscovo - para que o primeiro-ministro, José Sócrates, fizesse o seu habitual «jogging» em visitas oficiais.

Segundo fonte diplomática portuguesa, da parte do executivo de Lisboa não houve qualquer pedido nesse sentido e a decisão de encerrar a praça «foi da exclusiva responsabilidade das autoridades russas».

«Pelo contrário, a parte portuguesa fez questão de sublinhar que José Sócrates gosta de correr sem restrições de segurança», acrescentou.

Rodeado de alguns seguranças russos, assessores do seu gabinete e dois empresários da comitiva do primeiro-ministro, José Sócrates correu cerca de 30 minutos entre o Kremlin e a Praça Vermelha, onde está instalado.

Nas imediações da Praça Vermelha, atrás de barreiras de segurança, estavam algumas dezenas de funcionários do Kremlin, que aguardavam pacientemente que fosse reposta a livre circulação para chegarem ao seu postos de trabalho.

Após o «jogging» matinal, o primeiro-ministro presidiu à sessão de abertura do conselho empresarial entre Portugal e Rússia.

Antes de partir para Lisboa, José Sócrates é recebido no Kremlin pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Sem comentários: