22 maio, 2006

Era uma vez um país...

... chamado Jugoslávia. Constituido em 1918 a partir da união de seis países: Bosnia e Herzegovina, Eslovénia, Croácia, Macedónia, Montenegro e Sérvia. Mais de 70 anos depois da união deu-se a dissolução de forma sangrenta em alguns casos, como infelizmente acontece nos Balcãs há séculos. A dissolução começou em 1991 com a independência da Eslovénia, Croácia e Macedónia e em 1992 da Bosnia e Herzegovina. Ontem saíu de forma mais pacífica o Montenegro.

A Sérvia fica reduzida ao seu território inicial com duas províncias autónomas: Kosovo e Vojvodina. O Kosovo é actualmente administrado pelas Nações Unidas e o seu futuro será decidido até final do ano. De Vojvodina não se fala, mas não surpreenderia que também viesse a separar-se. Independentemente da sanidade mental da ideia de um estado único, penso que deve ser complicado para quem nasceu, viveu e cresceu na parte Sérvia da ex-Jugoslávia ver o antigo país em retalhos.


Portugal, com um império espalhado de leste a oeste, demorou 152 anos a desfazer-se de territórios longínquos (... e com que custo!), 177 se contarmos com a entrega de Macau à China. Mas, ainda assim, era tudo longe da vista. Para a Sérvia está tudo perto do coração!

2 comentários:

Atlantico Central disse...

Mas foi esse coração que falou em referendo no dia de ontem!! É bom não esquecer.

Atlantico Ocidental disse...

Eu referia-me aos cidadãos da Sérvia e de origem Sérvia. Não foram esses que votaram no referendo de domingo. Ainda assim, o resultado do referendo que expressou a vontade dos Montenegrinos não está em causa e enche-me de esperança para o futuro daquele novo país. Penso no entanto que é importante não deixar a Sérvia para trás em termos de negociações com a UE... isolar um país que tem gerado tantos conflitos no passado não será certamente a melhor estratégia para a Europa.