26 agosto, 2011

Espantos #301

Pouco depois de um sismo 5.9 na escala de richter, sentido desde a Georgia ao Maine, agora a costa leste prepara-se para o furacão Irene. O percurso previsto desta tempestade é assustador...

Junto à costa, mas com grande parte do percurso sempre sobre o oceano, o furacão poderá atingir em força milhões de pessoas, desde as praias (agora cheias) da Carolina do Norte, passando pelas zonas mais densamente povoadas do nordeste (Washington DC, Baltimore, Filadélfia, Nova Iorque, Boston), até ao Quebec no Canadá.

Ver que a área de danos potenciais graves inclui a totalidade dos estados de New Jersey, Connecticut, Massachusetts e Vermont e parcialmente os estados de Maryland, Pennsylvania, Nova Iorque, e New Hampshire não é animador para ninguém.

Os Americanos podem ser exagerados ao defender procedimentos de segurança extremos que incluem evacuações obrigatórias prévias de zonas baixas ou de ilhas paralelas à costa, o cancelamento adiantado de eventos de rua já autorizados assim como de eventos desportivos ao ar livre, a possível paragem total de todo o sistema de transportes públicos em NYC, a recomendação urgente de aprovisionamentos de bens de consumo essencial, ou mesmo a preparação de uma mala de emergência na eventualidade de ser necessário evacuar imediatamente. A frase que fica é mesmo 

"what we have to do is assume the worst, prepare for that, and hope for the best." 

Com a possibilidade de um acontecimento desta dimensão, que poderá causar a maior destruição nos últimos 50 anos, ainda bem que eu só estarei em Boston dentro de duas semanas! Pelo Tennessee, tudo calmo. Para os próximos dias prevê-se a continuação do verão com temperaturas acima de 30 graus.

Esperemos que a Irene seja prima do Gordon e que vá fazer danos para o mar, sem causar danos em terra. Seria uma grande falha dos sistemas de previsão meteorológica existentes... mas seria muito bem vinda!

Sem comentários: