12 outubro, 2010

Palavras lidas #147

MENTIRA
Entre nós a mentira é um hábito público. Mente o homem, a política, a ciência, o orçamento, a imprensa, os versos, os sermões, e o país é todo ele uma grande consciência falsa. Vem tudo da educação.

Uma Campanha Alegre (p. 56)
________________

PARTIDO POLÍTICO
-- Pertencer a um partido político, caro colega, vem a ser?...
-- É meter-se a gente num ónibus que leva aos empregos.

Uma Campanha Alegre (p. 60)
________________

PÊSAMES
Existe com efeito em mim uma inabilidade invencível para escrever o que se chama uma "carta de pêsames". Tenho um honesto e piedoso horror de lançar sobre uma dor verdadeira uma frase artificial - e nunca absolutamente nunca, encontro a palavra justa e que iria ao coração. Tenho o sentimento - mas não lhe acho expressão. O que me apeteceria e consolaria, nesse momento, era um abraço, ou um aperto de mão; mas estas formas mudas de simpatia sincera não se transmitem pelo Correio.

Correspondência (1886) (p. 62)
________________

POLÍTICA
Neste abençoado país, todos os políticos têm imenso talento. A oposição confessa sempre que os ministros que ela cobre de injúrias, têm, à parte dos disparates que fazem, um talento de primeira ordem. Por outro lado, a maioria admite que a oposição, a quem ela constantemente recrimina pelos disparates que fez, está cheia de robustíssimos talentos. De resto, todo o mundo concorda que o país é uma choldra. E resulta, portanto, este facto supracómico: um país governado com imenso talento que é de todos na Europa, segundo o consenso unânime, o mais estupidamente governado! Eu proponho isto, a ver: que, como os talentos sempre falham, que se experimentem uma vez os imbecis!

Os Maias (p. 65)
________________

VONTADE
A vontade que não se satisfaz é como o cognac que se destapa -- perde força e evapora-se.

Correspondência (1877) (p. 81)

Sem comentários: