16 março, 2008

Memórias # 15


Lembro-me perfeitamente. Foi em 1986, no meu 6.º ano (na altura o ensino complementar), em Oeiras e ela chamava-se Ana Maria (não quero mentir, penso que era Ana Maria Freitas) e era minha professora de Português. Foi ela a grande responsável pelo meu gosto pela leitura.

Até aí ler era apenas uma obrigação. Tinha aprendido e lia quando era necessário (quase inconscientemente).

Pois nas minhas aulas de português começou uma aventura que se veio a tornar, para muitos de nós, numa doença saudável: o gosto pelas páginas escritas.

O livro que então se lia, extra-currículo, numa hora "roubada" à duração semanal daquela disciplina, graças à sensibilidade da Dra. Ana Maria, foi "Uma aventura na cidade" das autoras, hoje sobejamente conhecidas, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Foi o suficiente para, acho que posso arriscar, nenhum de nós querer esperar para a próxima aula, apenas na semana seguinte, para saber que novas aventuras se seguiam naquele livro que tinhamos em mãos.

Vem isto a propósito de se estar a comemorar os 25 anos da colecção "Uma Aventura" daquelas autoras. Certamente não sou a única que ía dormir mais tarde, ou acordava mais cedo nos fins-de-semana para saber que aventuras os adolescentes de "Uma Aventura" guardavam nas páginas ainda por ler.

Sem comentários: