15 junho, 2017

Foi neste dia #313 (1479)

Lisa del Giocondo nasceu em Florença no dia de hoje há 538 anos. Não se sabe muito acerca da mulher que deu a cara para a mais famosa pintura de todos os tempos. Nascida Lisa Gherardini, casou aos 15 anos com Francesco del Giocondo, abastado comerciante de sedas em Florença. 

Em 1503 Francesco encomendou o retrato de sua mulher a um afamado artista florentino da época, Leonardo da Vinci. Acostumado a pintar para a aristocracia, Leonardo encontrava-se na altura entre projectos e aceitou de bom grado este trabalho na esperança de vir a receber outros de maior importância devido aos conhecimentos de Francesco. A decisão de pintar o retrato de perto foi revolucionária para a época e influenciou bastantes artistas da altura.

Em 1504 Leonardo recebeu uma comissão muito lucrativa para pintar A Batalha de Anghiari no Palazzo Vecchio de Florença. Leonardo deixou então o retrato de Lisa para se dedicar a este novo projecto. 

Em 1506 Leonardo foi convidado por Francisco I para trabalhar na corte francesa e terá levado consigo o quadro inacabado de Lisa, talvez porque Francesco del Giocondo nunca lhe pagou o serviço. Já em França Leonardo terminou o quadro que muito agradou ao rei que o terá comprado e exibido no Palácio de Fontainebleau. Mais tarde os seus descendentes terão transferido a pintura para Versailles, tendo com a Revolução Francesa sido mais uma vez transferida para o Louvre, onde actualmente é vista por 6 milhões de visitantes ao ano. 

Na história do quadro, os importantes Franciscos são meros detalhes. Para sempre imortalizados ficaram o nome e a imagem da madonna Lisa e também a arte do seu pintor.

Sem comentários: