26 março, 2011

No Times de hoje #127

O nível de dívida Portuguesa relativamente ao PIB Português é equivalente ao nível de dívida Americana relativamente ao PIB Americano: cerca de 100%. Os EUA não estão aflitos como Portugal porque qualquer país lhes empresta dinheiro no mercado internacional... questão de confiança, de dimensão de mercado, de capacidade produtiva, de dimensão da massa contribuinte, do que for. Os EUA podem dar-se ao luxo de continuar por mais uns anos a tentar resolver a situação até ficarem com a corda na garganta como Portugal agora está.

É importante para Portugal perceber que a saída única, e não opcional, desta situação é difícil e que MUITOS cortes vão ser mesmo necessários... manifestações e greves resultarão não em melhorias negociais, mas em fechos compulsivos. Se continuarmos a pensar que existem soluções fáceis para problemas difíceis, estamos condenados a repetir os mesmos erros.

Aqui um artigo sobre o hipotético cenário dos EUA em 2026... aquele cenário que Portugal enfrenta já hoje. E aqui as dificuldades acrescidas que Portugal enfrenta com uma força de trabalho menos qualificada que quase todas as outras.

Sem comentários: