10 fevereiro, 2020

Foi neste dia #354 (1886)

Há 134 anos em Santo Ovídio, Eça de Queiroz casava com Emília de Castro Pamplona, 12 anos mais nova.
Acerca de encontrar uma futura esposa, Eça escreveu em 1884 a Ramalho Ortigão:

"Eu precisava de uma mulher serena, inteligente, com uma certa fortuna (não muita), de carácter firme sob um carácter meigo, – que me adoptasse como se adopta uma criança; que me pagasse o grosso das minhas dívidas, me obrigasse a levantar a certas horas cristãs – e não quando os outros almoçam – que me alimentasse com simplicidade e higiene, que me impusesse um trabalho diurno e salutar, e que, quando eu começasse a chorar pela lua, ma prometesse – até eu a esquecer… Esta doce criatura salvaria um artista – e faria uma daquelas obras de caridade que outrora levava gente ao Calendário. Mas ai! Onde está esta criatura ideal?"

Sem comentários: