13 janeiro, 2018

Pedaços de Leamington Spa

Não muito longe de Kenilworth, Royal Leamington Spa é uma vila com perto de 50,000 pessoas no condado de Warwickshire. Como o nome indica, a cidade ficou conhecida pelas suas águas nos finais do século XVIII, desenvolvendo-se rapidamente em volta das termas já no século XIX. Desta forma, o estilo arquitectónico dominante é do da Regência que marcou os princípios do século XIX quando o Príncipe Jorge era regente. As fachadas brancas parecem lavadas pela luz do sol.
O edifício das termas ainda lá está, mas é hoje um centro cultural de pouca importância. Há também prédios de outros estilos, mas não são muitos.
Leamington Priors foi re-baptizada Royal Leamington Spa pela rainha Vitória em 1838. Vitória visitou a cidade ainda princesa em 1830 e já rainha em 1858. A estátua da rainha frente à câmara municipal (edifício inaugurado em 1884) foi erigida em 1902, um ano depois da sua morte.
Durante a segunda guerra, Leamington não foi arrasada como foi Coventry, mas também sofreu no bombardeamento de Novembro de 1940. Uma das bombas caiu muito perto da câmara e deslocou a estátua da rainha uma polegada (2.5 cm) no pedestal, mas Vitória manteve-se de pé.
O edifício em si foi pouco danificado e continua hoje a ter pormenores interessantes.
Não muito longe da câmara e já do outro lado do rio Leam fica a bonita Igreja de Todos os Santos
Já sem as termas, Leamington é hoje conhecida pelo comércio, maioritariamente ao longo da rua principal que dá pelo nome de parade
e pelos restaurantes. Há também uma loja de produtos portugueses!

Sem comentários: