02 fevereiro, 2017

Coisas que não mudam #388

Dia 2 de Fevereiro vem sempre 40 dias depois do Natal e marca a festa da Apresentação de Jesus no templo e da Purificação de Nossa Senhora. De acordo com a tradição judaica uma mulher que desse à luz um filho ficaria impura por 7 dias e não poderia ir ao templo por mais 33. No final desse tempo, regressaria ao templo para apresentar a criança e levar o que estava escrito na Lei de Moisés para sacrifício: um cordeiro e um par de pombas, ou rolas.

É esta a passagem que se celebra hoje no calendário cristão. Estando José e Maria com o menino no templo para apresentar os sacrifícios da lei mosaica perante Simeão, este recebeu o menino em seus braços e exclamou:

"Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação,  que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo." (Lucas 2:29-33) 

Esta imagem da luz e da purificação está na origem da festa de hoje, dia 2 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora da Luz, das Candeias (expressão talvez mais antiga e que já pouco se ouve), ou da Candelária (associada aos países de língua espanhola, e com origem nas Ilhas Canárias de onde é padroeira) ou também Nossa Senhora da Apresentação, ou da Purificação. Desde o século XI afirmou-se a tradição de trazer à igreja uma vela (em inglês candle) que era benzida e levada para casa para usar durante o ano. Em alguns lugares há ainda hoje tradições populares e/ou religiosas de procissão de velas. Nos países anglo-saxónicos este dia é conhecido por Candlemas, palavra com construção semelhante a Christmas.

No calendário do ano, este dia encontra-se mais ou menos a meio caminho entre o solstício de inverno (no ano passado foi a 21 de Dezembro), e o equinócio da primavera (este ano será a 20 de Março). Ou seja, já lá vão 43 dias de inverno e faltam ainda 46 para a primavera, são mais ou menos seis semanas para cada lado. Historicamente os povos germânicos acreditavam que a meio do inverno os ursos (ou outros animais hibernantes) acordavam para testar o tempo. Se estivesse pouco frio sairiam dos seus abrigos para procurar comida, caso contrário voltariam a adormecer o resto do inverno. A tradição foi trazida para os Estados Unidos onde hoje, dia 2 de Fevereiro, se celebra desde 1887 o Groundhog day, ou o dia da marmota, animal que também hiberna. Em Punxsutawney, um remoto local do estado da Pennsylvania, gente vestida à finais do século XIX levanta-se bem cedo para observar o comportamento de uma marmota adormecida... se a marmota vir a sua sombra haverá mais seis semanas de inverno, caso contrário a primavera não tardará.

Para mim, o dia 2 de Fevereiro será sempre o dia do aniversário daquele que fazia anos em Dia de Nossa Senhora das Candeias.

1 comentário:

Atlantico Central disse...

e que este ano tem, de certeza, a companhia mais desejada.