16 novembro, 2011

Coisas que não mudam #168


Nomes de lugares, com graça
_________

Este blog tem regulares acessos no Brasil. Grande parte vem de São Paulo e Rio de Janeiro, mas também de cidades como Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife, ou Florianópolis. Depois destas vêm locais com apenas 1 ou 2 acessos, mas com nomes muito, muito engraçados. Seguem alguns exemplos de locais que acederam desde o princípio de Outubro (mapa acima):

Apucarana
Arapiraca
Criciuma
Garanhuns
Guaramirim
Indaiatuba
Itaocara
Peruibe
Tiangua
Votuporanga
Uberaba

Não quero com esta lista brincar com os nomes das terras dos outros. Como uma (talvez mais que uma) vez me disse um amigo brasileiro "se as terras no Brasil têm nome estranho é culpa dos Portugueses!" Talvez. Apesar de o forte português nunca ter sido o sentido de humor, devo reconhecer que em Portugal também há muitos nomes de locais bem divertidos.

Recentemente um amigo inglês visitou o Porto e o vale do Douro, na foz do Tua, em plena região vinícola com paisagens lindíssimas... gostou tanto que diz que voltará. Infelizmente não se lembrava do nome do local onde ficou. Como não fala português, não lhe é fácil memorizar palavras que nunca viu/ouviu e que ainda por cima são complicadas de dizer... mas são muito, muito divertidas de ouvir. Depois de lhe pedir a localização exacta do local, mandou-me as coordenadas via google maps e fiquei a saber que ficou na pequena aldeia de Fiolhal, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Trás-os-Montes... belo começo! Há qualquer coisa naquele distrito que gera nomes de locais engraçados... ora vejamos:

Besteiros
Carrapatosa
Coruto da Cabeça
Franzilhal
Luzelos
Paradela
Paradelinha
Parambos
Ribalonga
Santrilha
Tralhariz

E ficamos por aqui ;-)

Sem comentários: