29 outubro, 2005

Vincent como nunca antes...

A exposição dos desenhos de van Gogh está presente no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque de 18 de Outubro a 31 de Dezembro. A mostra destas obras menos conhecidas ilustra o ditado do pintor "O desenho é a raiz de todas as coisas" - Drawing is the root of everything.

É interessante observar como alguns desenhos aparentam ser simples provas dos quadros mais conhecidos de van Gogh, como "Os Ciprestes" (Cypresses) ou o "Café Terraço" (Café Terrace on the Place du Forum)... pena não haverem uns girassóis :-)

28 outubro, 2005

Matemática

Quando não se sabe... não há volta a dar-lhe!

27 outubro, 2005

Novidades por cá * 1

"As minhas ambições para Portugal"

E há também aquelas surpreendentes, fixe fixe, mas, ao que parece, não o suficiente...

24 outubro, 2005

Numa sala perto de mim * 3

Prime, o novo filme de Ben Younger com Meryl Streep e Uma Thurman nos papéis principais:

- 1 hora e 43 minutos de comédia pura, com muitas piadas bem subtis sobre diferentes culturas religiosas :)
- 2 minutos finais (a única cena que se passa um ano depois dos acontecimentos do resto do filme) dão que pensar... nunca saí de uma comédia com pensamentos tão sombrios e tão tristes :(
- "but most of all, as snowflakes fall, I wish you love" a música que acompanha essa última cena... um belo toque de jazz!

Nos cinemas dos EUA a 28 de Outubro.

18 outubro, 2005

Numa sala perto de mim * 2

Proof, um filme de John Madden com Anthony Hopkins e Gwyneth Paltrow nos papéis de pai (um matemático brilhante mas louco) e filha (que abandona os estudos para o acompanhar na doença) da famosa peça de David Auburn, vencedora de um prémio Pulitzer.

(+) Excelentes vistas de Chicago junto ao lago Michigan;
(–) É possível que algumas passagens não sejam muito claras para quem está fora da vida académica. Por exemplo, na cena da apresentação do aluno que "se aproxima da conclusão do doutoramento à medida que o tempo se aproxima de infinito"... não é um aspecto particular daquele aluno, nem o comentário se destina a realçar a preguiça do aluno :)

14 outubro, 2005

Amizades

"Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhámos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Aí, os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo.... Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos...que eram nossos amigos e... isso vai doer tanto! -"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrimas, abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Fernando Pessoa

U2


Boston, 4 Outubro 2005... uma noite memorável na Bank North Arena, a noite do segundo e último concerto (de Outubro) dos U2 em Boston. A noite em que a sorte me sorriu por duas vezes: (1) quando consegui comprar um bilhete à entrada para o concerto esgotado há meses; (2) quando, após as duas primeiras canções do concerto - "City of Blinding Lights" e "Vertigo" - uma pessoa do staff me oferece uma bracelete de acesso à zona vedada e de acesso restrito mesmo em frente ao palco onde se encontravam cerca de 100 pessoas. Foi como se Adam Clayton, Larry Mullen, Dave Evans e Paul Hewson (ali tão perto) cantassem só para nós. Não deu para conter a emoção... até músicas (quanto a mim) menos apelativas tipo "Elevation" ganharam outro sabor quando cantadas em versão acústica... quando os instrumentos se calaram toda a arena gritou:

A mole

Digging in a hole
Digging up my soul now
Going down,
EXCAVATION


I lie in the sky

You make me feel like I can fly
So high
EL-E-VA-TION!!!

Voltarão a Boston mais duas noites: 4 e 5 de Dezembro!

12 outubro, 2005

Numa sala perto de mim * 1

Alice, um filme de Marco Martins, a não perder, numa sala perto de si.

11 outubro, 2005

Mas sem esquecer


(Terreiro do Paço, Lisboa)

Mais concretamente...

10 outubro, 2005