12 outubro, 2017

Parece que estou a ouvir #242

Great fado singers sound as if they carry the weight of the world's sadness. They don't just wear their hearts on their sleeves — they bare their souls. (...)

This is the start of a short article on fado apropos NPR's Tiny Desk Concert by Camané in 2015. Always fascinating to see how people who don't speak or understand Portuguese find fado appealing. Camané carefully chose three songs to get the message across. The first two (0m00s and 4m47s) somber with the guitar doubling down on the sad voice, the last (9m18s) with a seemingly more uplifting melody, almost danceable, though the lyrics are anything but.
_________

António Calém

Saudades trago comigo
Do teu corpo e nada mais
Saudades trago comigo
Do teu corpo e nada mais
Pois a lei por que me sigo
Não tem pecados mortais

Talvez tu queiras saber
Porque em vida já estou morto
Talvez tu queiras saber
Porque em vida já estou morto
São apenas, podes crer,
As saudades do teu corpo

E tu que sentes por mim
Desde essa noite perdida
E tu que sentes por mim
Desde essa noite perdida
Sentes esse frio em ti
Que eu sinto na minha vida

Eu sei que o teu corpo
Há-de sentir a falta do meu
Por isso eu tenho a saudade
Que o meu corpo tem do teu
Por isso eu tenho a saudade
Que o meu corpo tem do teu

Eu tenho um sonho doirado
Sonho que a minh'alma quer
Eu tenho um sonho doirado
Sonho que a minh'alma quer
É morrer cantando o fado
Nos braços de uma mulher

Sem comentários: