29 setembro, 2013

Foi neste dia #216 (1816)

Há 197 anos em Madrid realizava-se o casamento de Fernando VII de Espanha com sua sobrinha Maria Isabel de Bragança de 19 anos (ele tinha 32). Foi este o segundo dos quatro casamentos de Fernando VII, que se destinava a assegurar descendência real espanhola e a reforçar os laços de amizade com o país vizinho, dado que nenhum melhor partido de outras partes mais ricas da Europa apareceu para casar o rei. Ora em 1816 Portugal já era um país pobre e Maria Isabel não tinha dote. Nas vésperas do casamento corria pelas ruas de Madrid que a noiva era fea, pobre y portuguesa... ou seja, nada de bom.

Maria Isabel ficou no entanto para a história como uma das rainhas mais queridas de Espanha, embora o tenha sido apenas por pouco mais de dois anos que não foram felizes:* Fernando traía-a constantemente; a sua primeira filha completou apenas quatro meses; e o parto seguinte levou mãe e filha a 26 de Dezembro de 1818. Reza a história que o rei pediu aos médicos para salvar a criança a todo o custo, mas como estava virada ao contrário o parto natural seria impossível. Maria Isabel deixou de respirar e foi dada como morta durante o trabalho de parto pelo que os médicos procederam à cesariana. Só quando extraíram a menina morta é que Maria Isabel morreu após um violento grito de dor. Estão enterradas juntas no Escorial.

Maria Isabel, fica também para a história como tendo a iniciativa de fundar o Museu do Prado inaugurado quase um ano depois da sua morte em Novembro de 1819.
____________

*Princesas felizes, só nos livros cor-de-rosa.

Numa sala perto de mim #239

Rush (2013) tells the unrepeatable story of the duel between Niki Lauda and James Hunt. Two very different pilots, with very different objectives in life but a common love for car racing: on Lauda's side carefully planned, studied and worked on; on Hunt's, spontaneous, erratic and eventually lucky. The face off between the two reached its climax in 1976. It was the year of Lauda's spectacular accident, rather more impressive recovery and return to racing. 

Hunt won the championship that year but never again repeated the feat. Lauda pressed on and became champion again twice over. It was the genius of Lauda that made me fall for Formula 1 in the 1980s. I only remember him disfigured already... how could I not? Never heard of James Hunt till I saw the movie's trailer. No more than a minor flamboyant but forgettable detail in Formula 1's history.

Numa sala perto de mim #238

The Thieves (2012) an Asian version of Ocean's Eleven, though here there are ten (Korean and Chinese) thieves attempting a high scale casino robbery of a priceless diamond in Asia's Las Vegas, that is, Macau. The movie was shot in Korea, Hong Kong, and Macau. The subtle signs are present: Portuguese architecture, Portuguese police uniforms, Portuguese license plates, Portuguese words next to the Asian characters on walls and police cars.

27 setembro, 2013

Palavras lidas #231

O das Quinas

Os Deuses vendem quando dão.
Compra-se a glória com desgraça.
Ai dos felizes, porque são
Só o que passa!

Baste a quem baste o que lhe basta
O bastante de lhe bastar!
A vida é breve e a alma é vasta:

Ter é tardar.

Foi com desgraça e com vileza
Que Deus ao Cristo definiu:
Assim o opôs à Natureza
E Filho o ungiu.

8-12-1928

in Mensagem, Fernando Pessoa

26 setembro, 2013

Ditto #259

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

--Fernando Pessoa

25 setembro, 2013

Retirado do contexto #163

Flulalalalalalalalalalalalalalalalalalalala-paloozed!

Ditto #258

Remember not only to say the right thing in the right place, but far more difficult still, to leave unsaid the wrong thing at the tempting moment. 

--Ben Franklin

24 setembro, 2013

Parece que estou a ouvir #154

Letra Miguel Araújo Jorge
Música "Os da Cidade"
Canta António Zambujo


De manhã cedinho 
eu salto do ninho 
e vou para a paragem
De bandolete 
à espera do 7 
mas não p'la viagem
Eu bem que não queria
mas um certo dia
vi-o passar
E o meu peito céptico
por um pica de eléctrico 
voltou a sonhar

A cada repique 
que soa do clique 
daquele alicate
Num modo frenético 
o peito céptico 
toca a rebate
Se o trem descarrila 
o povo refila 
e eu fico num sino
Porque um mero trajecto 
no meu caso concreto 
é já o destino

Ninguém acredita 
no estado em que fica 
o meu coração
Quando o 7 me apanha
Até acho que a senha 
me salta da mão
Pois na carreira desta vida vã
Mas nada me dá a pica que o pica do 7 me dá

Em que triste fadário 
que itinerário 
tão infeliz
Cruzar meu horário 
com o de um funcionário 
de um trem da carris
Se eu lhe perguntasse 
se tem livre passe 
para o peito de alguém
Vá-se lá saber 
talvez eu lhe oblitere 
o peito também

Ninguém acredita 
no estado em que fica 
o meu coração
Quando o 7 me apanha
Até acho que a senha 
me salta da mão
Pois na carreira desta vida vã
Mas nada me dá a pica que o pica do 7 me dá

Ninguém acredita 
no estado em que fica 
o meu coração
Quando o 7 me apanha
Até acho que a senha 
me salta da mão
Pois na carreira desta vida vã
Mas nada me dá a pica que o pica do 7 me dá
Mas nada me dá a pica que o pica do 7 me dá

23 setembro, 2013

22 setembro, 2013

Espantos #374

Descolar do aeroporto de Reagan em Washington DC é um privilégio para as vistas. À direita, todo o distrito federal com os seus conhecidos monumentos (Capitólio, Washington, Lincoln, Jefferson), à esquerda o Pentágono e o Cemitério de Arlington.

21 setembro, 2013

Palavras lidas #230

Capela de São João Baptista, Igreja de São Roque*

Os Navegadores

O múltiplo nos enebria
O espanto nos guia
Com audácia desejo e calculado engenho
Forçámos os limites –
Porém o Deus uno
De desvios nos protege
Por isso ao longo das escadas
Cobrimos de oiro o interior sombrio das igrejas


Sophia de Mello Breyner Anderson
______________


*Construída em Roma entre 1742 e 1750 por ordem de D. João V. Depois da consagração por Bento XIV na igreja de Santo António dos Portugueses em Roma foi desmontada e trazida em três barcos para Lisboa, onde viria a ser montada na Igreja de São Roque. Na altura foi considerada a mais cara capela da Europa, financiada pela coroa com o ouro do Brasil.

20 setembro, 2013

Ditto #257

Reputation is what other people know about you. Honor is what you know about yourself.

--Lois McMaster Bujold

19 setembro, 2013

Foi neste dia #214 (1887)

Há 126 anos "nascia" em Lisboa Ricardo Reis, por escolha de Fernando Pessoa. Viria a "morrer" também em Lisboa, em 1936, por escolha de José Saramago.

18 setembro, 2013

Palavras lidas #229

Brasão dos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela (1469-1504)

Guarde Deus a catolica pessoa de Vossa Magestade como a christandade ha mister. 

De Goa a 10 de Fevereiro de 1622
Fernão D'Alboquerque
___________

Assim termina uma carta do vice-Rei da Índia para o rei de Espanha (e de Portugal, naquela altura).

16 setembro, 2013

Palavras lidas #228

Em 1628 Duarte Gomes Solis escrevia sobre os grandes navios na Carreira da Índia:

[...] E todos estes danos se evitariam se as naus tivessem menos toneladas de porte, e fossem mais perfeitas de estrutura. [...] Nos princípios, por serem a naus de [menor] porte, iam e vinham a salvamento em armadas juntas, o que nestas naus grandes não se pôde manter, por serem mal governadas, e porque em Portugal não se castiga a quem se aparta da armada. E para que se veja o benefício que Portugal gozou em navegar nos princípios, [...] Note-se o que sucedeu nos anos de 1519, 1520 e 1521, que foi o último da vida do Rei D. Manuel, em que partiram de Lisboa 26 naus e navios, que todos foram e vieram a salvamento, só se perdendo o galeão Santo António, de Manuel de Sousa, com prognóstico que o merecia por pecados que havia cometido. E só a nau Anunciada de Bartolomeu de Marchone, da viagem de 1520, chegou de invernada a 28 de Março de 1522. E que nos anos de 1590, 1591 e 1592, partindo 17 navios de viagem e dois galeões, e uma caravela de inverno, havendo partido da Índia mais duas naves novas, de todos estes 22 navios não chegaram a salvamento mais que a nau S. Cristóvão, no ano de 1592, e a nau S. Pantaleão, no ano de 1593, as duas mais depreciadas e menos importantes, que por não virem sobrecarregadas [...], tiveram nisto ventura. [...]

in Alegacion en favor de la Compañia de la India Oriental, Comercios Ultramarinos, que de nouevo se instituyó en el Reyno de Portugal
___________

Por volta de 1650 Manoel Severim de Faria escrevia sobre o mesmo assunto:

[...] O caso he que cinco galeões, ou Náos pequenas, custão tanto como tres Náos grandes, e vindo cinco Baixeis destes que dizemos juntos, vem huma Armada muito poderosa, e vindo tres Naos, vem tres Carracas muito fracas, as quaes depois de duas viagens se mandão desfazer na Ribeira, e os Galeóes podem servir depois de muitos annos assim nas viagens, como nas Armadas da costa; porém o que sobretudo se pode considerar, he que cinco Navetas, que partem da India, todas chegão ao Reyno, senão quando Deos conhecidamente nos quer castigar, e partindo tres Naos de Goa, he quasi milagre chegarem cá todas, por quanto do mesmo porto de Goa, por sua grandeza e imensa carga saem já perdidas, como aconteceu à Náo Reliquias, que dando à vella, se foi ao fundo, antes de sahir do porto de Cochim. [...]

in Notícias de Portugal

14 setembro, 2013

13 setembro, 2013

Momentos doces / Sweet moments

Há dias diferentes. Hoje é um deles. Por alguma razão várias pessoas à minha volta estão numa leva de dar. A primeira sabe bem, a segunda é simpática, mas à terceira, começo a perguntar-me o que terei feito para ser alvo de tanta amabilidade

Cheguei ao trabalho de manhã e quando fui encher a minha garrafa de água dei com um cheiro doce no ar. Ao comentar com uma colega, que estava na mesma sala mas mais longe, ela perguntou "Queres uma panqueca? Estão quentinhas a sair!" Não sei porquê, mas ela tinha o preparado das panquecas já feito e uma frigideira elétrica onde pacientemente as ia fazendo. Mesmo ao lado tinha o delicioso xarope para pôr por cima... muito melhor que mel!

Depois do almoço, já de regresso ao meu gabinete recebo a visita inesperada de outra colega (coreana, recém-chegada ao departamento) que trazia uma caixa de donuts. Aparentemente havia uma promoção no Krispy Kreme e que embora ela só quisesse trazer três veio com seis pelo mesmo preço. Como ela não iria comer os seis disse para eu tirar os que quisesse desde que lhe deixasse três. Agradeci a simpatia e tirei só um porque mais não conseguia comer.

Pouco depois bateu à porta mais uma inesperada visita: um ex-colega de doutoramento que vai estar aqui de visita uma semana a trabalhar com um outro colega do departamento. Eu sabia que ele vinha, mas, como era apenas um conhecido (não éramos do mesmo ano) que já não via desde 2008 pelo menos, não sabia bem o que esperar. Foi simpático o reencontro. Falámos de conhecimentos comuns e seus destinos e também de como era a vida depois do doutoramento nas respectivas cidades onde arranjámos emprego (eu em Nashville, ele em Singapura). Depois de quinze minutos de conversa, pouco mais, já ele se preparava para ir embora quando me ofereceu um presente doce da sua cidade... Kyoto. E eu que adoro doces japoneses! Para além de gostar destas iguarias orientais doces, aprecio especialmente o cuidado japonês num simples embrulho de papel. Antes de abrir vou olhar para o embrulho alguns dias. Afinal os olhos também comem!
_________________

Some days are different. Today is one such day. For some reason people around me are in giving mode. The first time it is nice, the second feels good, but at the third time I wonder what have I done to deserve such kindness.

I arrived work this morning and when I went to fill up my water bottle I felt a sweet smell in the air. I saw a co-worker farther away in the room and commented on how nice it smelled, to which she replied "Do you want a pancake? Freshly made!" I don't know why, but she had the batter made and was patiently cooking the pancakes in an electric pan. A the side a bottle of delicious maple syrup to go on top... so much better than honey!

After lunch, already at my office desk, I received the unexpected visit of a colleague (from South Korea, recently arrived at the department) who was carrying a box of donuts. Apparently there was a sale going on at Krispy Kreme, so even if she just wanted three, she came out with six donuts for the same price. As she wasn't going to eat all six, she came to offer me as many as I wanted up to three. I thanked her and took just one because I could not have eaten more.

Shortly after, another unexpected visit showed up at the door: a former classmate from grad school that is going to be here for a week working with another faculty member. I knew he was coming to town but, as he was just a faint acquaintance (we were not from the same year) and I hadn't seen him since 2008 at least, I wasn't sure what to expect. The meting was very pleasant. We talked about common acquaintances and their destinations, and also how was life after grad school in the cities we found jobs (in Nashville for me and in Singapore for him). After fifteen minutes, as he was preparing to leave he gave me a present of sweets from his city... Kyoto. I love Japanese sweets! More than that, I really appreciate the Japanese care that is put in a simple paper package. Before I open, I will look at the package for a few days. Food for sight!

11 setembro, 2013

Espantos #372

Melhores marcadores pela selecção nacional:

Pauleta: 48 golos em 88 jogos (1997-2006)
Cristiano Ronaldo: 43 golos em 106 jogos (2003-2013)
Eusébio: 41 golos em 64 jogos (1961-1973)

Verdadeiramente injusta a comparação!

10 setembro, 2013

Ditto #256

Where all think alike no one thinks very much.

--Walter Lippmann

09 setembro, 2013

08 setembro, 2013

Parece que estou a ouvir #153

American folk music is just one branch of country music... after living in Nashville for five years I often ask myself what sort of acoustic music isn't country after all. Not knowing much about any particular stream of the genre, it's always a surprise and a pleasure to hear a familiar tune. Today, when I heard the first notes of John Prine's How Lucky a smile came to my face as I thought "this has got to be one of the most famous guitar tunes ever made". I was pleased to learn the song is nice too.
____________

John Prine

Today I walked down the street I use to wander
Yeah, shook my head and made myself a bet
There was all these things that I don't think I remember
Hey, how lucky can one man get.

I bronzed my shoes and hung from a rearview mirror
Bronzed admiration in the blind spot of regret
There was all these things that I don't think I remember
Hey, how lucky can one man get.

Today I walked down the street I use to wander
Yeah, scratched my head and lit my cigarette
Well, there was all these things that I don't think I remember
Hey, how lucky can one man get.

Today I walked down the street I use to wander
Yeah, shook my head and made myself a bet
There was all these things that I don't think I remember
Hey, how lucky can one man get.
Hey, how lucky can one man get.
Hey, how lucky can
One...
Man..
Get.

06 setembro, 2013

Palavras lidas #227


PROLOGUE

A Ghostly Apparition

Oh! dream of joy! is this indeed
The lighthouse top I see?
Is this the hill? is this the kirk?
Is this mine own countree?



On September 6, 1522*, a battered ship appeared on the horizon near the port of Saluncar de Barrameda, Spain.

As the ship came closer, those who gathered onshore noticed that her tattered sails flailed in the breeze, her rigging had rotted away, the sun had bleached her colors, and storms had gouged her sides. A small pilot boat was dispatched to lead the strange ship over the reefs to the harbor. Those aboard the pilot boat found themselves looking into the face of every sailor's nightmare. The vessel they were guiding into the harbor was manned by a skeleton crew of just eighteen sailors and three captives, all of them severely malnourished. Most lacked the strength to walk or even to speak. Their tongues were swollen, and their bodies were covered with painful boils. Their captain was dead, as were the officers, the boatswains, and the pilots; in fact, nearly the entire crew had perished.

The pilot boat gradually coaxed the battered vessel past the natural hazards guarding the harbor, and the ship, Victoria, slowly began to make her way along the gently winding Guadalquivir River to Seville, the city from which she had departed three years earlier. No one knew what had become of her since then, and her appearance came as a surprise to those who watched the horizon for sails. Victoria was a ship of mystery, and every gaunt face on her deck was filled with the dark secrets of a prolonged voyage to unknown lands. Despite the journey's hardships, Victoria and her diminished crew accomplished what no other ship had ever done before. By sailing west until they reached the East, and then sailing on in the same direction, they had fulfilled an ambition as old as the human imagination, the first circumnavigation of the globe. (...)

Bergreen, Laurence. Over the Edge of the World: Magellan's Terrifying Circumnavigation of the Globe, 2003, pp. 1-2.
______________

*491 years to this exact day!

04 setembro, 2013

Numa sala perto de mim #237

In a World... (2013). Holywood's shallow side from the perspective of a newcomer girl who tries her luck at a profession dominated by older males and ends up succeeding, she is informed, by chance not merit. Light, funny, natural and at times sweet and charming, makes you leave the theatre with a smile.

02 setembro, 2013

Ditto #255

Tolo e muito tolo é aquele que, ao revelar um segredo a outra pessoa, pede-lhe encarecidamente que não o conte a ninguém.

--Miguel Cervantes

01 setembro, 2013

Caprichos #261

A week and a half later /  Semana e meia depois