30 setembro, 2006

Palavras lidas # 14


Somos sempre três nesta galera. Dois para fazer conversa e eu para remar.
Como é duro o pão quotidiano, duro de ganhar e duro de pagar!
Estes dois tagarelas são a minha única distracção, mas de qualquer forma é duro vê-los comer o meu pão.
Estão sempre a falar. Se não estivessem sempre a falar, dizem eles que certamente a imensidão do oceano e o barulho das tempestades me esgotaria a coragem e as forças.
Fazer avançar sozinho um barco, com um par de remos, não é nada fácil. É melhor que a água não ofereça resistência ... mas oferece-a. Oferece-a, sobretudo certos dias ...
Ah! Como gostaria de abandonar os meus remos.
Mas eles estão de olho em mim, sem terem mais que fazer, alem de conversar, e comer-me o pão, a minha pequena ração já dez vezes diminuída.

de A NOITE REVOLTA
(Henri Michaux, Antologia, Relógio d’Água)

No Times de hoje #7

Os problemas de espaço nas cidades são já bem conhecidos. Numa cidade como Nova Iorque são ainda mais acentuados por se tratar de uma ilha com espaço necessariamente limitado. O artigo Wanted: Parking Spot in Manhattan, Size XXXXL do Times de hoje, ilustra este problema com um exemplo muito gráfico: onde colocar o concorde pelo periodo de um ano meio até que o actual local onde se encontra seja reparado? Eu desconhecia que o famoso avião se encontrava exposto em NY (desde 2004), senão tinha lá dado um saltinho da última vez que fui à cidade... ficam os excertos.
__________

"If you think finding a space to park a car in New York City is hard, try finding a spot for a 203-foot-long supersonic jet. (...)

'Ideally, we’d want to keep it in Manhattan, in New York City, in some place that’s high in traffic on the tourism beat, so to speak,' Mr. Lampl said. But, he added, 'It’s not something that you can just park in the middle of Fifth Avenue.' (...)

He characterized the odds of finding a temporary home in Manhattan as “slim” but like a New York driver circling the block for the fourth time, he held out hope that a parking space would present itself.

'I think we’re going to find a home for it and I hope it’s one of prominence,' he said."

29 setembro, 2006

Cultura democrática


Segundo a imprensa de hoje o orçamento de Estado é elaborado tendo em consideração uma lei que nem sequer começou a ser discutida no Parlamento.
Regime democrático é isto: a proposta está tão bem feita, tão bem feita que, apesar de ter sido elaborada pelo Governo, e ser uma matéria da competência da Assembleia da República, o Governo tem a certeza que não será alterada.

Foi impressão minha, ou ainda hoje, o Governo admitiu que pudesse haver alterações?

Bem sei que ser apoiado pela bancada da maioria, e ainda por cima absoluta, é uma situação muito confortável! Mas, poupem-nos, ao menos façam-nos crer que respeitam as instituições.

Estamos de acordo Sr. Ministro

O Sr. Ministro das Finanças Teixeira dos Santos, embuído de espírito de justiça social, disse hoje que os aposentados da função pública vão passar a ser contribuintes da ADSE! Isso mesmo. Porquê mudar? Porque é INJUSTO que sejam todos os portugueses a pagar para que os aposentados da função pública tenham um regime distinto de assistência na doença. Eu também acho Sr. Ministro... olhe, se lhe serve de conforto, perante tanta contestação dos funcionários públicos, eu estou nesta consigo!! Sim sr!
Quem usufrui que pague!! Caso contrário é uma tremenda injustiça!

Mas já agora Sr. Ministro, eu que até não sou funcionário público e que até hoje tenho ajudado a pagar para que esses malvados tenham essa assistência que eu nem conheço, parecendo até que sou pai ou mãe deles, gostava de saber quanto é que vou deixar de descontar nos meus impostos? Sim, porque se vou deixar de pagar quero saber quanto é que isso me tem custado ... o mesmo é dizer, quanto é que já a partir do próximo ano me fica no bolso!! Quanto Sr. Ministro?

28 setembro, 2006

Guerras, pelo poeta popular


À guerra não ligues meia,
porque alguns grandes da terra,
vendo a guerra em terra alheia,
não querem que acabe a guerra.

Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
q'rer um mundo novo a sério.
(António Aleixo)

Imagem daqui

27 setembro, 2006

Pássaros


Há pássaros que querem levantar voo,
e não conseguem. Não estão presos,
o céu está livre, nada os impede de voar.
Mas ficam parados, como se não tivessem
asas, ou a terra os hipnotizasse. Não
precisam de gaiola; podemos abrir
portas e janelas: o seu lugar é onde
estão, e hão-de ficar. Mas os dedos
que tocam o seu corpo frágil
sentem uma hesitação; e os olhos
que os fixam adivinham o desejo
de se libertarem. Porém, estão
imóveis. São os pássaros que
não conhecem outono nem inverno,
os que não sabem para que lado fica
o horizonte, os que nunca roçaram
o dorso das nuvens. Tenho estes
pássaros na cabeça; e mesmo
quando lhes abro o campo do
poema, não saem de dentro de mim,
ensinando-me o seu canto.

Nuno Júdice
Aqui

26 setembro, 2006

No Times de hoje #6

Ainda a estreia de Madama Butterfly na abertura da época do Met.

Ontem à noite juntaram-se mais de 900 pessoas em Times Square onde a famosa ópera foi transmitida em directo nos gigantescos ecrans da praça, juntamente com o trânsito caótico, o movimento acelerado de pessoas, as luzes dos neons publicitários, etc. Tudo isto a meros 20 blocos a sul do próprio Met no Lincoln Center. Ficam as
fotos (skip the ad), o artigo e um excerto.
_________

Bicyclists and passers-by stopped, seemingly mesmerized by the giant images of “Madama Butterfly” glaring through the night sky over Times Square. About 900 people sat in red-cushioned chairs behind red velvet ropes on Broadway. Neon advertisements for beer and the Internet competed with a tenor and a soprano singing out their passion.

The Metropolitan Opera embarked on a new era with a season-opening gala last night that dripped wealth and celebrity but also included an unprecedented dose of populism: a simulcast in Times Square, where the giant Panasonic, Nasdaq and Reuters screens beamed Puccini’s tale of love and abandonment north to a blocked-off section of Broadway.

25 setembro, 2006

Ditto #12

“Coffee is for people who feel they aren't irritable enough on their own."
-- John Wagner
____________

suits me...

24 setembro, 2006

Diferenças

É apenas uma página na National Geographic (edição de Portugal... sim, ofereceram-me a assinatura anual!!) deste mês, com as características alimentares dos menus escolares nos Estados Unidos, Rússia e Japão. Uma página apenas, mas dá que pensar.

23 setembro, 2006

No Times de hoje #5

Na segunda feira o Met abre a época 2006-2007 com uma noite de gala para a nova produção de Anthony Minghella da ópera de Puccini Madama Butterfly. A publicidade para esta nova produção começou há muito, pelo menos desde o final da época passada em Maio quando comecei a receber em minha casa panfletos publicitários da nova época com as coloridas imagens da madame da cara branca.

O
anúncio do novo programa do Met de emissões em directo para salas de cinema em todo o mundo acompanhando o já regular programa de emissão em directo para rádio, foi mais um passo nesta grande máquina de expansão do público alvo do Met.

Ontem foi o dia de "casa aberta" (open house) para o ensaio geral da ópera de Puccini. Bastava ter ficado na fila na quarta feira para receber um bilhete que permitia passar a sexta feira no Met de borla, com direito a almoço, a ver o ensaio geral, sessão de perguntas e respostas e no final a passar pelo palco e bastidores.
Vem tudo hoje no artigo "Puccini for the People: The Met’s Free Lunch" do New York Times de hoje.______

"It was open house at the Met, when the hoary and staid home of grand opera allowed the unwashed rabble (actually, many seemed to be opera lovers) through its doors, free, to wander the house, view exhibits and listen to a question-and-answer session."

22 setembro, 2006

Matar o mensageiro


O Ministério Público acusou hoje dois jornalistas do "24 horas" não discuto. Não conheço o processo, como a maioria dos portugueses não devia conhecer uma vez que se encontra, pelo menos teoricamente, em segredo de justiça. E digo teoricamente porque não foram os dois jornalistas hoje acusados que violaram tal figura.

O Ministério Público hoje, embora não surpreendentemente, matou o mensageiro. E os outros? Sim, e os outros?
No dia seguinte ao escândalo que estremeceu o país, ou no próprio não posso já precisar, o Procurador Geral da República foi chamado a Belém para esclarecer junto do Presidente da República o que tinha acontecido.
Na altura o Sr. Procurador não soube esclarecer, lembram-se?
Abria um inquérito para apurar responsabilidades, lembram-se?
O inquérito seria rápido, lembram-se?
Bem sei que o tempo é muito relativo mas passaram oito meses. Ainda é cedo?

De acordo com uma nota enviada pela Procuradoria-Geral da República hoje à Lusa, "não foram recolhidos indícios da prática de crime ou de qualquer responsabilidade disciplinar imputável a magistrado, oficial de justiça ou funcionário da Polícia Judiciária, em relação com a obtenção, depósito e manutenção no denominado processo Casa Pia de ficheiros contidos nas disquetes guardadas no envelope 9".

Na segunda semana de Outubro toma posse o novo Procurador e hoje foram acusados dois jornalistas.
Preciso, preciso mesmo, acreditar no funcionamento do sistema. Preciso acreditar que apesar das demoras, a justiça faz justiça.
Mas também não posso esquecer aquilo que já há uns anos aprendi "quem tarde vence fica vencido"

21 setembro, 2006

Debaixo do chão

Galerias Romanas da Rua da Prata

As galerias romanas da Rua da Prata em Lisboa, que podem ser visitadas apenas uma vez por ano, abrem ao público de 22 a 24 de Setembro, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.
Nesses dias, o monumento pode ser visitado gratuitamente entre as 10h e as 13h e, durante a tarde, entre as 14h e as 18h. O acesso às galerias, contemporâneas da cidade de Olisipo (nome romano de Lisboa), será feito em grupos orientados por técnicos do Museu da Cidade, permitindo conhecer uma rede de galerias perpendiculares de diferentes alturas, provavelmente utilizadas na época imperial romana para armazenamento e trabalhos técnicos.
Descobertas 16 anos depois do grande terramoto de 1755 no subsolo da Baixa de Lisboa, durante os trabalhos de reconstrução da cidade, as galerias romanas terão sido edificadas entre o século I a.C. e o século I d.C., tendo em conta as suas características arquitectónicas e construtivas.

Numa sala perto de mim #16

The Last Kiss é mais um filme de Zach Braff que parece leve e superficial, mas que acaba por bater cá dentro. A bela banda sonora choca com o pouco cinematográfico Wisconsin, de onde vem uma história de passagem da juventude para a vida adulta, depois da universidade... how long can we delay it? All you've been waiting for is here... is it? is it really? is this it? oh well it must be... we're all grown up now!

20 setembro, 2006

Foi neste dia #44 (1519)

Depois da tempestade vem a bonança e o dia depois do Gordon só pode ser um dia de grandes projectos!

Foi neste dia que o português Fernão Magalhães começou a sua grande aventura da circumnavegação terrestre, ao saír de Salúncar de Barrameda (província de Cádiz) na foz do Guadalquivir... faz hoje 487 anos!

19 setembro, 2006

Waiting for Gordon



No Times de hoje #4

A execução de prisioneiros pelo método da injecção letal está na ordem do dia e vem hoje detalhadamente discutida num artigo do New York Times.

Tudo a propósito de um tal de Clarence E. Hill, prisioneiro na Florida sentenciado à pena de morte para ser executado no inverno passado. O Supremo Tribunal suspendeu a execução em resposta ao apelo do Sr. Hill de que "o método de injecção letal causa tanta dor que viola o princípio constitucional relativo a castigos cruéis e fora do comum". Disse o Supremo Tribunal em Junho que o distrito federal de Tallahassee (a capital do estado da Florida) teria de considerar o argumento e fazer alterações ao procedimento. Foi um abrir de porta para novos processos por parte de outros presos condenados à morte por todo o país.

A semana passada o governador da Florida, Jebb Bush, voltou a marcar a execução do Sr. Hill antes que o tribunal distrital revisse o caso. De imediato o tribunal rejeitou novamente o caso, para surpresa dos grupos de oposição à pena de morte. Seguiu mais um apelo para o Supremo Tribunal e os advogados em ambos os lados do conflito estão expectantes para ver como o caso do Sr. Hill vai afectar o uso de drogas letais em 37 dos 50 estados norteamericanos.

A execução do Sr. Hill está marcada para amanhã dia 20 de Setembro.

Nota: "Florida switched to lethal injection in 2000 after flames shot from an inmate’s head during his execution by electric chair."

18 setembro, 2006

Parece que estou a ouvir # 3


Desert Rose

I dream of rain
I dream of gardens in the desert sand
I wake in vain
I dream of love as time runs through my hand

I dream of fire
Those dreams that tie two hearts that will never die
And near the flames
The shadows play in the shape of the mans desire

This desert rose
Whose shadow bears the secret promise
This desert flower
No sweet perfume that would torture you more than this

And now she turns
This way she moves in the logic of all my dreams
This fire burns
I realize that nothings as it seems

I dream of rain
I dream of gardens in the desert sand
I wake in vain
I dream of love as time runs through my hand

I dream of rain
I lift my gaze to empty skies above
I close my eyes
The rare perfume is the sweet intoxication of love

I dream of rain
I dream of gardens in the desert sand
I wake in vain
I dream of love as time runs through my hand

Sweet desert rose
Whose shadow bears the secret promise
This desert flower
No sweet perfume that would torture you more than this

Sweet desert rose
This memory of hidden hearts and souls
This desert flower
This rare perfurme is the sweet intoxication of love

(Sting)

16 setembro, 2006

Pormenores #12

Smithfield United Church of Christ
620 Smithfield St., Pittsburgh, PA

No Times de hoje #3

Artigos como este na edição de hoje no New York Times trazem o sentimento de uma cidade de província, onde a morte de um cavalo de charretes turisticas poderia ser notícia... mesmo em Sintra, uma notícia semelhante surpreender-me-ía! Fica o excerto.
________

"Juliet the carriage horse held forth for about two decades on the south end of Central Park taking tourists on slow romantic rides through the park. She was the cute white horse whose owner outfitted her head with the elegant white tassel that bobbed as she clip-clopped ahead of her carriage on loops from the Plaza Hotel to Tavern on the Green and other prominent spots.

But as elegant as Juliet was in life, she was undeniably inelegant in death on a rainy morning yesterday, lying flat on her back on the dungy concrete floor of a Hell’s Kitchen stable, her legs stiff in the air."

15 setembro, 2006

14 setembro, 2006

Numa sala perto de mim #15

Todo sobre mi madre (1999)... o que mais me agrada nos filmes de Almodóvar: apesar de tratarem de realidades perdidas e escuras, há sempre uma ponta de esperança no fim, de forma que se sai da sala de cinema animado... o que não deixa de ser irónico/interessante (é tipo António Lobo Antunes, mas com um twist no fim). Também foi assim com Hable con ella. Mal posso esperar por Volver!

13 setembro, 2006

Foi neste dia #43 (1993)

Faz hoje treze anos que Rabin e Arafat assinaram um acordo garantindo autonomia limitada para a Palestina. Entretanto, assassinaram Rabin, morreu Arafat e a autonomia existe... mas subsistem ainda tantos problemas!

No Times de hoje #2

Hoje, um artigo sarcastico sobre o atendimento nos restaurantes... parece mesmo Portugal, não é? ;)
_________________

"We would like a bottle of Pellegrino. The waiter brings the Pellegrino. There are four of us at the table. The waiter brings glasses for the Pellegrino. The glasses happen to be extremely tall. Tall glasses are not necessarily the best glasses for Pellegrino, but before I can say a word on this profound subject, the waiter pours the Pellegrino into the tall glasses.

When the waiter is done pouring, there’s a tiny amount of Pellegrino left in the bottle. My husband takes a sip of his Pellegrino, and the waiter is back, in a flash, with the last drops of our Pellegrino. He tops off my husband’s drink.

The first bottle of Pellegrino is now gone. We’ve been at the table for exactly three minutes and somehow we’ve managed to empty an entire bottle of Pellegrino.

“Would you like another bottle of Pellegrino?’’ the waiter says.

I haven’t even had any of this one!

I don’t actually say these words."

11 setembro, 2006

Hoje


Um dos magníficos edifícios de Nova York

Foi neste dia #42 (1906)

Há 100 anos, Mahatma Gandhi começava o movimento de desobediencia civil conhecido pela não-violência... será que resultaria hoje?

Fica a frase: "An eye for an eye makes the whole world blind".

10 setembro, 2006

Parece que estou a ouvir # 2


Chega de Saudade

Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque não posso mais sofrer
Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz Não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai

Mas, se ela voltar
Se ela voltar que coisa linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca

Dentro dos meus braços, os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calada assim,
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio
De viver longe de mim
Não quero mais esse negócio
De você viver assim
Vamos deixar esse negócio
De você viver sem mim...

(Tom Jobim & Vinícius de Moraes - 1956)

09 setembro, 2006

Num país a fingir # 7


Em 30 anos passou-se dos alunos vítimas dos maus tratos dos professores, para os professores que são vítimas dos maus tratos dos alunos.
Num país a fingir a legítima autoridade de um professor dentro de uma sala de aula é um conceito tão teórico como qualquer outro que faça parte do programa a ministrar pela vítima.
Como continuamos a olhar para a consequência e não para a causa cria-se uma linha telefónica com apoio psicológico e jurídico para os professores (será que esta categoria ainda existe?) vítimas de violência.

Coisas que não mudam #2

O que é doce nunca amargou!

Em jeito de balanço

“(...) A esquerda fatalista que prometia ficar acordada toda a noite caso Cavaco Silva fosse eleito, já deve ter percebido que pode continuar a dormir. Mas uma certa direita que via na eleição deste Presidente uma espécie de desforra da maioria absoluta socialista, talvez ainda não tenha compreendido totalmente que não é o Presidente que tem de arranjar uma solução que coloque, de novo, a direita no poder. A vantagem de cavaco em não cair nessa tentação é tê-la conhecido bem de perto, embora o seu lugar, na altura, fosse o que é hoje de José Sócrates. (...)”

Henrique Monteiro, "Cavaco Silva, o sim e o mas", hoje no renovado Expresso

Foi neste dia #41 (1976)

Faz hoje 30 anos que morreu Mao Tse Tung. Para trás deixou os desastrosos resultados da revolução cultural e um gigantesco país com um tremendo atraso.

Só a partir deste dia é que a China teve a possibilidade de crescimento económico que hoje é patente, graças a Deng Xiao Ping que começou o lento processo de abertura com "Um país dois sistemas". Deng, não tem o seu cadáver mumificado, nem uma fila contínua todos os dias à porta de um luxuoso mausoleu público na maior praça do mundo. Fica essa "sorte" para os verdadeiros tiranos da história do século XX: Mao (China), Lenin (Rússia), Ho Chi Minh (Vietnam), Kim Il Sung (Coreia do Norte)...

07 setembro, 2006

No Times de hoje #1

O New York Times é um jornal fenomenal. Todos os dias recebo via email um sumário das notícias do dia. Geralmente leio apenas os títulos dos artigos e o sumário de 1 ou 2 linhas se algo no título me chamou a atenção. Se algo mais no sumário me desperta o interesse então clico no link do artigo para o ler na íntegra. Há dias em que há artigos mesmo muito interessantes. É o caso de hoje... e para dias como o de hoje começo uma nova rubrica.
______________

Com uma nova gerência, o teatro de ópera de Nova Iorque - Metroplitan - anunciou ontem que iria adicionar à normal época de emissões de ópera em directo para rádios em todo o mundo, emissões em directo para salas de cinema nos Estados Unidos, Canadá e Europa. O objectivo é aumentar o público alvo do Met e, com os novos acordos, conseguir ainda mais financiamento para um negócio cujas produções encarecem a cada ano que passa. O artigo está interessante, mas o título está ainda mais "The Multiplex as Opera House: Will They Serve Popcorn?" ;-)


Cinco anos passados sobre o dia 11 de Setembro de 2001, o New York Times debruça-se neste artigo sobre a população actual de Nova Iorque, mostrando o contraste entre aqueles que já viviam na cidade antes daquele dia e dos que chegaram depois. Ficam as frases do autor do artigo, porque eu não consigo dizer melhor:

“On the side of those who lived in New York, you can share a sense of trauma both layered and ill-defined. (…) On the other side, you can feel like the new boyfriend at your girlfriend’s family reunion the year somebody died — somebody young, somebody you never met.”

Foi neste dia #40 (1822)

Hoje é feriado no Brazil, porque faz 184 anos que D. Pedro declarou o território como independente, naquele que foi talvez o maior enamoramento da história. A deslocação da familia real Portuguesa em 1808 e a sua estadia de 13 anos no Rio de Janeiro foi o passe para uma independência pacífica e sem o drástico derramamento de sangue da restante América Latina.
É o único caso de relocação de uma família real (em exercício) fora do seu país de origem. De tal forma gostaram do país que queriam fazer dele a cabeça do império passando Portugal a ser colónia. Quando a familia real teve de regressar em 1821, cedendo a pressões da nobreza e à ameaça inglesa, D. Pedro disse o famoso "eu fico!"... e ficou, como imperador de um imenso território.

Excentricidades...

Com os dias a ficar mais pequenos, o New York Times dedica um artigo a iluminação para bolsas mais ou menos abastadas... são no mínimo candeeiros interessantes! Ficam os que achei mais engraçados:
$370 at Future Perfect, 115 North Sixth Street in Williamsburg
$60 from www.2jane.com
$115 at Moon River Chattel, 62 Grand Street in Williamsburg, Brooklyn
left ($210); center ($180); right, ($170). From www.designfenzider.com
$1,500 at Salvor Kiosk, 95 Spring Street
$25 at www.conduitgroup.org

06 setembro, 2006

Ditto # 11

Devemos admirar os políticos, pessoas frequentemente bem formadas que aceitam transformar-se em aldrabões para se porem ao serviço do povo.
Manuel António Pina, acerca das declarações de Freitas do Amaral sobre a passagem de aviões da CIA por Portugal, "Jornal de Notícias", 06-09-2006
(Had to be a poet!!)

Ditto #10

We should worry when there are no more interesting questions, not when there are still things to be answered out there… we’re in the answer business!

-- Andy Newman (... had to be an economist)

05 setembro, 2006

04 setembro, 2006

Ditto #9

(Solitude - Thomas Moran, 1897, Oil on canvas)

A bore is a man who deprives you of solitude without providing you with company.

-- Gian Vincenzo Gravina

03 setembro, 2006

Coisas que não mudam # 1

"E o sol brilhará para todos nós" no encerramento da festa do Avante, na Quinta da Atalaia.

02 setembro, 2006

Olhares


"Refugiada tão longe da Somália
Uma mulher que vive no campo de refugiados de Dadaab, no Norte do Quénia, passou a ter mais esperanças de regressar ao seu país, à Somália. O Governo e as milícias reuniram-se hoje pela reconciliação, para evitar a guerra."
Foto: Karel Prinsloo/AP daqui

01 setembro, 2006

955 edições depois


E 18 anos volvidos fecha portas o jornal que às quintas-feiras fazia as insónias de muitas consciências inquietas, às sextas fazia cair Ministros e Secretários de Estado e uns meses depois trazia ao banco dos réus, da Boa-Hora, quem por lá nunca tinha passado.

Foi neste dia #38 (1897)

Faz hoje 109 anos que abriu o primeiro sistema de metro subterrâneo nos Estados Unidos... em Boston!